segunda-feira, 18 de maio de 2015

LICEU DE QUIXERAMOBIM REALIZA ENCONTRO 09 DO CICLO V DO PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO




 
Neste dia 13 de maio foi realizado no Liceu de Quixeramobim - turma do Orientador de Estudo - Neto Camorim, o encontro 09 do ciclo V do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que tem como tema “Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na área de Ciências da Natureza e sua possibilidades de abordagens pedagógico-curriculares”.
Durante a acolhida tivemos a participação dos professores Marcelo Barros de Física e Sergiane Cruz de Biologia que trouxeram experimentos científicos socializando assim, seus saberes com os demais professores de outras áreas. Eles explicaram os experimentos na sala e depois conduziram os professores ao pátio da escola para a realização da demonstração de suas experiências.
Após esse momento aconteceu à atividade de estudo coletiva com a apresentação dialogada dos slides propostos, que trazem recortes do Caderno III - cap. 03. Depois a turma foi dividida em quatro equipes para estudarem os seguintes temas da Unidade 4:
4.1. Ciências da Natureza: dimensões do currículo;
4.2. Abordagens pedagógico-curriculares da área de Ciências da Natureza: possibilidades e perspectivas;
4.2.1. A aprendizagem por meio da problematização da realidade: os momentos pedagógicos.
4.2.2. A experimentação como caminho pedagógico.
Ao fazer a leitura do material escolheram palavras-chaves que definam cada item, e com isso fazer uma síntese dos conceitos e das principais características lidas. Cada equipe apresentou suas palavras relatando a essência do que foi lido. Compreendendo a síntese das discussões.
Para concluir o encontro o orientador de estudo explicou a atividade individual (Reflexão e Ação). Nesta unidade realizamos uma discussão sobre ciência e a forma como a mesma se materializa nos currículos e cotidianos das escolas. Apresentamos algumas propostas de abordagens pedagógico-curriculares da área e alguns exemplos de como os componentes curriculares podem se organizar – por meio de planejamentos individuais ou interdisciplinares – de acordo com os direitos à aprendizagem dos estudantes.
Sugerimos que o grupo de professores defina uma temática única relevante para sua realidade, de preferência partindo das Ciências da Natureza, escolha uma das abordagens apresentadas e planeje uma unidade de ensino envolvendo todos os componentes curriculares de maneira interdisciplinar. Postar a proposta construída pelo grupo no Portfólio do Ciclo V na plataforma Solar.
Neto Camorim- OEs do Pacto Nacional do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim

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