segunda-feira, 11 de maio de 2015

ENCONTRO 08 DO PACTO REALIZA ESTUDO SOBRE OS SUJEITOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E OS DIREITOS À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO HUMANO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA






No último dia 06 de maio foi realizado no Liceu de Quixeramobim, turma OEs Neto Camorim, o encontro 08 do ciclo V do pacto nacional do ensino médio que tem como tema, “Os sujeitos estudantes do Ensino Médio e os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano na Área de Ciências Humanas”.
Inicialmente na acolhida foi exibido o vídeo “Choque Coletivo”, onde os professores refletiram as questões apresentadas no vídeo com as suas práticas pedagógicas. Em seguida, durante a primeira parte no encontro referente às atividades coletivas, foi apresentado o vídeo: Pacto Nacional do Ensino Médio- Ciências da Natureza- bloco 01. Discussões importantes foram realizadas a partir das questões apontadas no vídeo em relação às disciplinas das Ciências da Natureza e sua integração com outras áreas, com o objetivo de que os estudantes do ensino médio possam ter direito à aprendizagem e ao seu desenvolvimento humano com significado.
Na segunda parte do encontro foi apresentado slides com base no segundo capítulo do caderno III. Na medida em que o orientador de estudo expondo os slides, os professores participam das discussões, contribuindo para fazer esclarecimentos, tirar dúvidas do grupo ou colocar a sua opinião com maior propriedade na área de Ciências da Natureza.
Depois desse momento foi proposto um estudo de grupo onde os professores realizaram a leitura compartilhada do texto da unidade 02 pág. 16 a 20 do caderno III, onde eles a partir da leitura do texto passaram a responder os seguintes questionamentos.
  1. Qual a importância de conhecer os interesses e as necessidades dos jovens estudantes para a organização de um trabalho pedagógico que vai de encontro da perspectiva das DCNEM?
  2. De acordo com as DCNEM, como deve ser organizado o currículo do ensino médio para garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano dos estudantes?
  3. Tendo em vista os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano que devem ser garantidos aos estudantes, como os professores de cada componente curricular da área das Ciências da Natureza podem se organizar para uma abordagem integradora dos conhecimentos?
Após responderem tais questões cada grupo apresentou a síntese do que foi estudado através do seu relator que na plenária socializou suas respostas com os demais professores.
Para finalizar o encontro o orientador de estudo explicou a atividade individual que deverá ser resolvidas pelos cursistas e postada no solar.
REFLEXÃO E AÇÃO
Caro professor, cara professora, leiam as proposições abaixo, retiradas do livro Ensino de Ciências e Cida­dania das autoras Myrian Krasilchik e Marta Marandino (2007, p. 54-55). Este livro pode ser encontrado na biblioteca da sua escola, pois faz parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE do Professor, do ano de 2010.
ENSINAR CIÊNCIAS É:
  • Estimular atividade intelectual e social dos alunos.
  • Motivar e dar prazer pelo aprendizado.
  • Demonstrar que o processo da ciência e da tecnologia resultou de um esforço cumulativo de toda a humanidade.
  • Demonstrar que o conhecimento científico vai mudando à medida que novas informações e teorias levam a interpretações diferentes de fatos.
  • Estimular a imaginação, a curiosidade e a criatividade na exploração de fenômenos de interesse dos alunos.
  • Fazer com que os estudantes conheçam fatos, conceitos e ideias básicas da ciência.
  • Dar condições para trabalhos práticos que permitam vivenciar investigações científicas rigorosas e éticas.

ENSINAR CIÊNCIAS NÃO É:
  • Realizar exercícios de laboratório seguindo “receitas”, sem promover discussões para análise de pro­cedimentos e resultados.
  • Usar “fórmulas” para resolver problemas sem discutir o seu significado e propostas alternativas.
  • Fazer os alunos decorarem termos que não mais serão usados durante o curso.
  • Priorizar na sequência do curso e das aulas o conteúdo sem levar em conta fatores que promovam a motivação e o interesse pelo mesmo.
  • Não relacionar e exemplificar sempre que possível o conteúdo ao cotidiano e às experiências pessoais dos alunos.
  • Não apresentar aplicações práticas do que é ensinado.
  • Não criar situações para realização de experimento mesmo em situações adversas de trabalho, falta de material, classes numerosas, entre outras.
  • Permitir que os alunos pensem que a Ciência está pronta e acabada e que os conhecimentos atuais são definitivos.
  • Não apresentar e analisar a evolução histórica da ciência.

Discuta essas afirmações com os seus colegas. Todos concordam com essas afirmações? Como podem, de fato, serem planejadas práticas que corroborem com tais proposições?
Até o próximo encontro!

Neto Camorim- OES do pacto do ensino médio no Liceu de Quixeramobim.

Nenhum comentário: