segunda-feira, 4 de maio de 2015

LICEU DE QUIXERAMOBIM INICIA ESTUDO DO CICLO V DO PACTO DO ENSINO MÉDIO





Neste dia 29 de abril os professores do Liceu de Quixeramobim, turma do Orientador de Estudo Neto Camorim, iniciaram a formação continuada do ciclo V do pacto nacional do ensino médio. Neste primeiro encontro (Encontro 07- Ciclo V) foi estudada a “contextualização e contribuições da área Ciências da Natureza para a formação do estudante do Ensino Médio”.
Na acolhida foi realizada a leitura compartilhada do texto “Física é poesia” de Adilson J. A. de Oliveira, seguida de uma reflexão onde os professores socializaram suas idéias. Também foram apresentadas as músicas, “segundo sol” de Cássia Eller e “Tempo rei” de Gilberto Gil, relacionando-as ao conteúdo de física e demais disciplinas da ciência da natureza.
Em seguida teve uma apresentação de slides construídos com o tema do encontro I do caderno III. Sempre que possível os professores faziam intervenções para esclarecer, tirar dúvidas do grupo ou colocar seu ponto de vista com maior propriedade na área.
Na segunda parte do encontro foi feito um estudo em grupo com o texto da unidade 01 pág. 09 a 15, onde os professores construíram seus argumentos sobre o texto. Cada grupo escolheu um relator, onde no final cada grupo fez uma síntese e apresentou na plenária.
Para finalizar o orientador de estudo explicou aos professores a atividade individual de reflexão e ação. Abaixo está uma questão da prova de Ciências da Natureza do exame PISA. São três questões sobre o comportamento do engana-gata da página 63 a 68 doa itens liberados das ciências.
Analise a questão e discuta com seu grupo:
  1. Quais são os conhecimentos que essa questão tem como objetivo avaliar?
  2. Discuta com seu grupo a importância de o estudante do Ensino Médio ser avaliado em relação a esses conhecimentos, de acordo com que foi discutido na questão a.
  3. Como o ensino das Ciências da Natureza, no seu contexto de trabalho, pode contribuir para o desenvolvimento desses conhecimentos?
Essas questões devem ser analisadas e postadas no ambiente do Solar.
Até o próximo encontro!
Neto Camorim - OE do Pacto Nacional do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim.

Nenhum comentário: