segunda-feira, 25 de maio de 2015

ENCONTRO 10 DO PACTO ENSINO MÉDIO INICIA O ESTUDO DA ÁREA DE LINGUAGENS





No dia 20 de maio os professores do Liceu de Quixeramobim, turma do Orientador de Estudo, Neto Camorim, iniciaram o estudo da área de Linguagens no Pacto Nacional Pelo fortalecimento do Ensino Médio. Neste encontro 10 do ciclo V, foi estudado durante a formação, “A área de Linguagens e sua contribuição para a formação do estudante do Ensino Médio”.
Na acolhida foi apresentado o vídeo: Improvável – Linguagem dos sinais, onde foi refletido sobre as diferentes formas de linguagem. Em seguida aconteceu a dinâmica de linguagem gestual coordenada pela professora Alzira Severo de educação física.
Após esse momento de acolhida foi realizada a atividade de estudo coletivo, que compreendeu da exibição do vídeo “Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio – Área de Linguagens”. Em seguida os professores discutiram no grupo os questionamentos apresentados no vídeo, refletindo como tais questões podem está presente na sua prática pedagógica.
Dando continuidade ao estudo o orientador de estudo realizou uma apresentação de slides dialogando com os professores as reflexões sugeridas no capítulo I do caderno IV. Após esse momento foi realizado um estudo em grupo, onde os professores receberam separadamente os seis conhecimentos de linguagens que, ao serem mobilizados na atividade educa­tiva, podem favorecer o alcance de direitos de aprendizagem e desenvolvimento no Ensino Médio.
  1. O conhecimento sobre a organização e o uso crítico das diferentes linguagens.
  2. O conhecimento sobre a cultura patrimonializada local, nacional e internacional.
  3. O conhecimento sobre a diversidade das linguagens.
  4. O conhecimento sobre a naturalização/desnaturalização das linguagens nas práticas so­ciais.
  5. O conhecimento sobre autoria e posicionamento na realização da própria prática.
  6. O conhecimento sobre o mundo globalizado, transcultural e digital e as práticas de lin­guagem.
Em seguida cada grupo apresentou suas conclusões destacando para todos o que significa o seu ponto de conhecimento e quais as ações foram debatidas.
Durante as considerações finais o orientador de estudo repassou alguns informes em relação a I Noite Cultural do Liceu que será realizada dia 28 de maio e da Pré- Plenária do Plano Estadual de Educação que aconteceu no auditório da Escola Humberto Bezerra no fim de semana passado, para discutir e propor nos eixos temáticos sugestões que foram votadas em plenária para fazer as alterações de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE).
Em seguida foi explicada a atividade individual “Reflexão e Ação” que dever ser realizada por cada professor cursista. Com base nas discussões e leitura do texto, responder o seguinte questionamento: Como a área de linguagens contribui para a formação reflexiva e crítica dos estudantes do ensino médio? Postar as reflexões no Portfólio do Solar.
Até o próximo encontro!
Neto Camorim – OEs do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim.

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