segunda-feira, 23 de março de 2015

LICEU DE QUIXERAMOBIM INICIA 2ª ETAPA DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO




Nos dias 10 e 11 de março os professores e coordenadores do Liceu de Quixeramobim, iniciaram a 2ª etapa da formação continuada do pacto pelo fortalecimento do ensino médio.
Na segunda fase, a formação retomou com o Ciclo IV, e neste primeiro encontro, foi estudada “A formação humana integral; a articulação entre os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano e a Organização do Trabalho Pedagógico”.
Durante a acolhida, os professores foram convidados para compartilharem suas experiências referentes à primeira etapa do Pacto, realizada de agosto a dezembro de 2014. Cada professor nesse momento contou um pouco de como se deu a formação na escola e quais os principais desafios encontrados nesta fase, bem como, quais as suas expectativas nesta 2ª fase. De maneira geral, os professores avaliaram como positiva a realização do Pacto. A maioria disse que pela primeira vez está tendo oportunidade de fazer uma formação verdadeiramente continuada e no chão da escola, refletindo nossas dificuldades, desafios e experiências.
Após esse momento, foi realizada uma atividade reflexiva individual e em grupo, através dos questionamentos, chamada de “Diálogos Iniciais” da Profª Dra. Sofia de Evaristo Menescal Barreira- Coordenadora Adjunta - Universidade Estadual do Ceará-UECE.

DIÁLOGOS INICIAIS

1. Como a diversidade cultural e o pluralismo de ideias são identificados na realidade de sua escola?
2. Quais as possibilidades desses aspectos serem incorporados pedagogicamente no seu cotidiano escolar?
3. Como tem sido elaborado e avaliado o Projeto Político Pedagógico-PPP da sua escola?
4. Nos últimos 02 anos, o PPP de sua escola passou por modificações? Caso afirmativo, diga quais?
5. Como analisa a relação entre sua trajetória de formação inicial e continuada e sua prática profissional?
6. Quais conselhos, e outras formas de participação coletiva, existem na sua escola e como funcionam?
7. De que maneira as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio-DCNEM impactaram a sua realidade escolar?
8. Quais os principais desafios vivenciados atualmente no exercício da sua profissão e quais alternativas indicam para o adequado enfrentamento?

Depois de resolvido individualmente os questionamentos do diálogo inicial, os professores se reuniram de dupla para socializaram suas ideias e produziram uma síntese do que foi pontuado, para em seguida ser exposto na plenária.
Após a socialização dos grupos, foram apresentados slides com abordagem teórica do tema desse primeiro encontro do ciclo IV. Em seguida, o Orientador de Estudo, Neto Camorim, repassou aos professores alguns informes e orientações para a 2ª etapa do Pacto do Ensino Médio, realizando assim, um alinhamento das informações.
Para finalizar o encontro o Orientador de Estudo explicou a atividade individual para ser resolvida pelos professores cursistas. Eles devem assistir no Yotube ao vídeo “Nós e a Educação” (Educação e Diversidade) de Miguel Arroyo, e refletir segundo os questionamentos colocados no vídeo. Em seguida construir reflexão escrita de acordo com os direcionamentos no slide e postar no portfólio da plataforma solar.

Neto Camorim - OE do Pacto do Ensino Médio do Liceu de Quixeramobim.

Nenhum comentário: