segunda-feira, 23 de março de 2015

ENCONTRO DO PACTO DO ENSINO MÉDIO ESTUDA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR



O 2º encontro do ciclo IV do pacto nacional do ensino médio, realizado no dia 18 de março no Liceu de Quixeramobim, foi dedicado ao estudo da Organização do Trabalho Pedagógico Escolar, tendo como destaque a valorização e interpretação do planejamento participativo, com ênfase, no Projeto Político Pedagógico, Proposta Pedagógica Curricular, Plano de Trabalho Docente, Regimento Escolar e Estatutos.
Inicialmente, o orientador de estudo, Neto Camorim, coordenou a dinâmica do chocolate, no qual consistia colocar chocolates em um local da sala não muito acessível, onde o professor que primeiro chegasse à caixa de chocolate poderá comer o primeiro e ficar com o restante. Porém, para atingir o objetivo que é comer o chocolate ele deverá fazer um plano. Foi um momento bem interessante de interação e de reflexão sobre a importância do planejamento na execução de nossas ações pedagógicas.
Em seguida, foi realizada a atividade de estudo coletivo, onde os professores foram divididos em pequenos grupos com os seguintes temas do encontro 02.
--Projeto Político Pedagógico;
-- Proposta Pedagógica Curricular;
-- Plano de Trabalho Docente;
--  Regimento Escolar e Estatutos.
O objetivo desse estudo era ler o material e escolher palavras-chaves que definam cada item, e com isso fazer uma síntese dos conceitos e das principais características lidas. Depois cada equipe apresentou suas palavras relatando a essência do que foi produzido, socializando suas leituras e reflexões com a plenária. Após a socialização dos trabalhos de grupos, foi apresentado pelo orientador de estudo, os slides com a abordagem teórica do tema estudado.
Para finalizar o encontro foi explicado como deve ser realizada a atividade individual para ser postado no solar. Cada professor deve refletir acerca dos principais problemas da escola e analisar os impactos desses problemas no seu cotidiano escolar. Em seguida propor ações para mudar essa realidade e socializar os resultados dessa atividade como contribuição para a reescrita do PPP.
Até o próximo encontro!
Neto Camorim- OE do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim.

Nenhum comentário: