sexta-feira, 26 de junho de 2015

ENCONTRO 15 DO PACTO REALIZA ESTUDO SOBRE TRABALHO, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE MATEMÁTICA E O DIÁLOGO ENTRE AS ÁREAS DO CONHECIMENTO.







No dia 24 de junho o Liceu de Quixeramobim realizou o encontro 15 – Ciclo VI- do Pacto Nacional do Ensino Médio que estudou sobre o “trabalho, cultura, ciência e tecnologia na área de matemática e o diálogo entre as áreas do conhecimento”.
Para iniciar o encontro foi realizada a acolhida com a exibição do vídeo: Poesia Matemática, de Millôr Fernandes. Após o vídeo foi realizada reflexões sobre como a Matemática se articula com as demais áreas de conhecimento do ensino médio.
Após esse momento de acolhida foi iniciada a atividade de estudo coletivo. Nesta primeira atividade cada grupo recebeu um jogo quebra cabeça para montar em forma de tangram. Após montado, foram formados quatro textos com concepções a cerca das dimensões do trabalho, cultura, ciência e tecnologia, para discutir as seguintes questões:
Levando em consideração as dimensões do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia, como a matemática se articula com essas dimensões?
Como o ensino da matemática pode auxiliar na discussão da centralidade do jovem no processo educativo?
Em seguida o orientador de estudo Neto Camorim realizou a apresentação de slides propostos construídos com base nos capítulos III e IV do Caderno V, fazendo breves considerações históricas que envolvem conhecimentos matemáticos e destacando os conhecimentos matemáticos pertinentes a um currículo de Ensino Médio elaborado com base nas dimensões do trabalho, cultura, ciência e tecnologia.
A segunda parte do encontro foi iniciada com a exibição do vídeo “Matemática da Escola” – do professor e autor de livro didático de matemática Antônio José Lopes Bigode, seguido de uma reflexão sobre o vídeo buscando responder a seguinte indagação: Como é possível estabelecer diálogos entre a matemática e as outras áreas do conhecimento e/ou componentes curriculares no contexto escolar? Momento de socialização de ideias e debate entre os professores.
Dando sequência ao encontro foi realizada uma atividade de grupo sobre os conhecimentos matemáticos pertinentes: diálogos entre as áreas do conhecimento. Com base em uma sugestão apresentada, foi construído um projeto de pesquisa integrador, com o seguinte tema: Como promover a integração da Matemática com as outras disciplinas. A partir desse tema foram construídos subprojetos integradores entre matemática e demais disciplinas.
Para encerrar o encontro foi explicada aos professores a atividade individual que segue abaixo.
Reconhecemos o desafio que pode significar a organização e implementação de atividades integra­doras com a área de Matemática. Por esse motivo, propomos reservar um tempo para o aprofundamento. Organizar uma roda de conversa com os professores sobre os exemplos de atividades de trabalho e pesquisa propostas nessa unidade. Debatam sobre a viabilidade desse tipo de proposta em sua realidade escolar e apontem o que identificam como positivo e possível, e o que possa apresentar maiores dificul­dades ou mesmo impossibilidade de realização. Justifiquem suas conclusões e, sendo o caso, discutam alterações para melhor adequar as ideias das propostas.
A partir de cada área de conhecimento e levando em conta as características dos seus estudantes atuais, seus possíveis interesses e a cultura da comunidade local, formulem questões para a elaboração de um projeto de pesquisa e intervenção que possa mobilizar conhecimentos da área e com potencial de adesão dos estudantes à proposta.
Com as questões formuladas a partir das diferentes áreas, negociem um dos temas sugeridos que tenha o maior potencial integrador das áreas, para ser objeto de planejamento conjunto de um possível pro­jeto a ser desenvolvido pelos estudantes. Nessa atividade deve ser favorecido o protagonismo dos jovens, assim como o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico.
Façam o registro das diferentes etapas desta atividade e socializem com os demais professores em formação, publicando-as, em forma de artigo, no portfólio Ciclo VI na plataforma do Solar.

Neto Camorim – OEs do Pacto do Ensino Médio – Liceu de Quixeramobim.

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