sexta-feira, 24 de abril de 2015

ENCONTRO 06 DO PACTO ESTUDA O TRABALHO, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS PEDAGÓGICO-CURRICULARES.




No dia 22 de abril foi realizado no Liceu de Quixeramobim, o encontro 06 (Ciclo IV) do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio, turma do orientador Neto Camorim.
Durante a acolhida foi realizada a dinâmica “construindo sonhos”, onde cada professor recebeu uma folha de papel em branco e colocou seu nome e iniciou o desenho de seus sonhos. A cada 30 segundos eles foram orientados a trocar de folha com os colegas e eles passaram a dar continuidade na construção de seus sonhos. Esse processo seguiu até que a folha retorne ao seu dono. Em seguida cada professor apresentou uma reflexão a respeito de seus sonhos e se de fato os colegas atenderam as expectativas da idéia inicial.
Em seguida aconteceu a atividade de estudo coletivo, que consistiu na apresentação dialogada de slides propostos no caderno II - cap. 03 e 04 e informações complementares extraídas de artigos ou documentos legais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.
Após esse momento foi retomada a atividade de construção coletiva do encontro 04, onde foi solicitada aos professores a identificação de um conteúdo ou tema do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar, que foi socializada pelos professores. Em seguida os professores divididos em grupos passaram a construir uma proposta de ação interdisciplinar, no formato de uma atividade de aprendizagem, a ser proposta para os estudantes, com um único tema gerador, tendo a pesquisa como princípio pedagógico fundamental. Todo esse processo foi mediado pelo orientador de estudo.
Para concluir foi explicada a atividade individual, construindo nossa prática, Parte I: Registrar por escrito o roteiro da atividade de aprendizagem construída coletivamente, fazendo o detalhamento dos procedimentos metodológicos (cada professor detalhará de acordo com sua disciplina), recursos, avaliação etc. Postar esse registro no portfólio do Solar.
Parte II: Após a aplicação da atividade de aprendizagem em suas aulas, solicitar o relato de experiência para ser colocado no fórum do Solar (fórum do Ciclo IV) a fim de que os professores possam trocar suas experiências no ambiente.

Neto Camorim - OEs do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim

Nenhum comentário: