segunda-feira, 6 de abril de 2015

ENCONTRO 03 DO PACTO ESTUDA O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR E DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA RECONFIGURAÇÃO DA HORA-ATIVIDADE.


No dia 01 de abril a turma do orientador Neto Camorim, realizou o 3º encontro do pacto nacional do ensino médio, que teve como tema “A formação continuada na escola: o papel do gestor escolar e do coordenador pedagógico na reconfiguração da hora-atividade - espaço de elaboração, interpretação e avaliação coletiva do Plano de Trabalho Docente”. 
Inicialmente foi realizada a dinâmica, "A escolha do Gestor da Escola", em meia folha de papel, cada professor escolheu individualmente alguém do grupo, para ser o novo gestor da escola. Ao escolher, apresentar sua escolha, quais características essa pessoa tem para ser um bom gestor, o que essa pessoa poderia trazer de melhoria para a nossa escola, socializando assim suas escolhas com todos.
Em seguida foi realizada a atividade de estudo coletivo, que se constituiu de apresentação dialogada de slides, com referências teóricas do que é proposto no Caderno I - 2ª etapa. Depois aconteceu uma roda de conversa onde foi aberto um espaço para o diálogo, para que todos contribuisem acerca do que foi exposto. Posteriormente foi disponibilizado um tempo para alinhamento das informações entre os professores, tira-dúvidas com o orientador de estudo e relato de pendências.
Para finalizar o encontro, foram repassadas as orientações de como realizar a atividade individual. Ler duas atividades propostas e escolher uma para realizar. Fazer o registro da atividade selecionada e socializar suas conclusões com os colegas.
I - Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um relatório claro e objetivo com base nas seguintes questões:
Anote todos os diálogos e impressões que você puder observar nesta tarefa. Agora responda:
1-Quais foram os problemas levantados?
2-Quais os encaminhamentos propostos?
3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
5-Quais foram às sugestões propostas?
6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
II - Realize a leitura e análise de uma ata de Conselho de Classe com base nas questões apresentadas na atividade I.
Ou
2- Ver o vídeo: Educação Proibida 2h (yotube) e levantar alguns questionamentos sobre o vídeo, e fazer uma análise das questões apresentadas no vídeo.
Ambas as atividades devem ser postadas no SOLAR.

Até o próximo encontro!

Neto Camorim- Orientador de Estudo do Pacto do Ensino Médio- Liceu de Quixeramobim

Nenhum comentário: