quarta-feira, 10 de setembro de 2014

LICEU DE QUIXERAMOBIM REALIZA ESTUDO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO E PROJETOS PEDAGÓGICOS NO 4º ENCONTRO DO PACTO


No dia 03 de setembro o Liceu de Quixeramobim realizou o 4º encontro do pacto para o fortalecimento ensino médio, que teve como pauta de estudo as diretrizes Curriculares do Ensino Médio e Projetos Pedagógicos.
Durante a acolhida o Orientador de Estudo Neto Camorim, entregou aos professores participantes um texto para reflexão como o título, “Os que ficam”, no qual foi realizada uma leitura compartilhada ligando o texto ao tema da oficina.
Em seguida, foram distribuídos alguns questionamentos para estudo coletivo, onde cada dupla analisou e apresentou suas conclusões em plenária sobre as Novas Diretrizes Curriculares do Ensino Médio, baseado na aprendizagem cooperativa.
Após esse momento, aconteceu à exibição do vídeo UM SALTO PARA O FUTURO sobre as novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. Neste vídeo, professores debatem os desafios que o ensino médio enfrenta no Brasil diante de uma realidade tão diversa e complexa que os jovens brasileiros vivenciam todo dia e a escola não tem sido capaz de construir um currículo compatível com os anseios dessa juventude. Que ao mesmo tempo forme cidadãos, mas também possibilite sua inserção no mercado de trabalho ou na universidade principalmente, ampliando os seus sonhos de construir uma vida mais digna diante de um contexto social, político, cultural e econômico a cada dia mais desafiador aos jovens principalmente.
Depois foi feita a apresentação de slides das Novas diretrizes Curriculares para o ensino Médio: Novas Perspectivas. Momento que foi partilhado com os professores onde os demais fizeram suas intervenções dialogando com as questões apresentadas no vídeo.
No segundo momento da formação o orientador de estudo distribuiu ao grupo de professores algumas cartas de alunos enviam para a UNESCO, onde cada grupo deverá ler e discutir uma carta para responder as seguintes questões:
  1. O que a carta revela sobre a participação do jovem como sujeito da escola?
  2. Quais as iniciativas (programas, projetos, ações) da sua escola que se relacionam ao relato do aluno na carta?
Essa atividade será socializada e aprofundada no próximo encontro, onde os professores deverão além da leitura das cartas levarem em conta os dados que permitam conhecer os aspectos que julgue importantes do perfil social, cultural e econômico dos alunos matriculados em sua escola. Além disso, a partir do PPP buscar identificar os princípios propostos pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas e Orientador de Estudo do Pacto do ensino Médio do Liceu de Quixeramobim.

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