quinta-feira, 4 de setembro de 2014

3º ENCONTRO DO PACTO ANALISA INDICADORES EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO

O 3º encontro de formação do Pacto Pelo Fortalecimento do Ensino Médio com os professores do Liceu de Quixeramobim realizado no dia 27 de agosto, analisou alguns indicadores educacionais do Ensino Médio no Ceará.
Inicialmente, o orientador de estudo Neto Camorim, apresentou um vídeo “The Wall- Pink Floyd”, para motivar as discussões do tema gerador do encontro a partir das seguintes questões após o vídeo: qual a situação dos indicadores educacionais relativos ao ensino médio na minha escola? Em seguida os professores discutiram sobre essa questão relacionado-a com o vídeo apresentado.
Após esse momento introdutório foi apresentado slides sobre os indicadores educacionais no Ceará e avaliação dos mesmos, além do panorama do ensino médio no nosso Estado.
Na segunda parte do encontro, foram feitas algumas análises de alguns indicadores das escolas da própria CREDE 12, porém as mesmas não foram identificadas. Divididos em grupos e com funções especificas, de acordo com o princípio da aprendizagem cooperativa, cada um recebeu um material com um indicador no qual em 10 minutos os professores refletiram o seguinte questionamento: o que eu, na minha prática docente posso fazer para mudar/melhorar esse indicador?
Após essa primeira etapa da atividade, os professores se dirigiram para o “grupo de especialistas”, composto por todos aqueles que receberam o mesmo indicador. A meta desse grupo foi analisar mais profundamente o indicador e responderem juntos ao questionamento: o que a minha escola deve fazer para mudar/melhorar esse indicador? Ao responder tal questionamento os professores foram preliminarmente construindo um plano de ação na perspectiva de cada indicador trabalhado no encontro, que foram: Resultados do ENEM, SPAECE, aprovação, reprovação e abandono nas escolas do ensino médio no Ceará.
Posteriormente, os “especialistas” retornaram para seus grupos de base e cada integrante apresentou o seu plano de ação. Em seguida, o orientador de estudo organizou uma plenária para que cada grupo falasse dos indicadores analisados por eles.
Para finalizar o encontro o orientador de estudo fez suas considerações finais e deixou para atividade para os professores realizarem uma consulta aos indicadores da escola do rendimento 2º período de 2014. Após a consulta a esses resultados fazerem a seguinte reflexão: eu tenho levado em consideração esses indicadores no meu fazer docente? Se não esses, mas quais? Ou eles funcionam apenas como um documento impresso guardado no fundo da minha gaveta ou armário? Essas reflexões deverão ser partilhadas pelo grupo no próximo encontro.
Neto Camorim- Orientador de Estudo do Pacto do Ensino Médio e PCA do Liceu de Quixeramobim.

Nenhum comentário: