terça-feira, 2 de setembro de 2014

2º ENCONTRO DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO REALIZA A OFICINA HISTÓRIA DE VIDA







Nos dias 19 e 20 de agosto o Liceu de Quixeramobim realizou o 2º encontro do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio com seus professores. Nesse encontro, foi trabalhada a proposta de aprendizagem cooperativa com a realização da oficina “história de vida”.
Na acolhida foi apresentado o vídeo do PRECE, no qual explica a história e a proposta do grupo que surgiu em Pentecoste-CE visando estudar a metodologia da aprendizagem cooperativa, destacando a trajetória de alguns jovens de comunidades rurais do interior do Ceará que através do PRECE chegaram a universidade e fizeram um curso superior. Tendo como metas o desenvolvimento do protagonismo juvenil, da cooperação e da solidariedade.
Em seguida teve apresentação de slides com detalhamento e explicação da oficina “história de vida”. Além da exibição do trecho do filme “os vingadores”; um vídeo, TV Verdes Mares, mostrando a história do Milton Sousa, ex-aluno do PRECE que hoje tem graduação em agronomia pela UFC.
No segundo momento, os professores foram distribuídos em 03 grupos para que realizassem a contação de suas histórias de vida, no momento, foram partilhadas na plenária por todos os participantes contando a história de vida do colega que relatou em 01 minuto. Depois os professores retornaram para seus grupos de base, e fizeram uma avaliação do trabalho realizado, seguindo um roteiro específico entregue aos professores pelo orientador de estudo.
Para concluir o encontro, cada participante recebeu um instrumental com questionamentos para refletir sobre o impacto que esta oficina poderá gerar no processo de ensino aprendizagem. O resultado desses questionamentos será discutido numa roda de conversa sobre a importância de conhecer a história de vida para a aprendizagem.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas e Orientador do Pacto do Ensino Médio do Liceu de Quixeramobim.

Nenhum comentário: