sexta-feira, 19 de setembro de 2014

6º ENCONTRO DO PACTO ESTUDA OS JOVENS COMO SUJEITOS DO ENSINO MÉDIO



Foi realizado no dia 17 de setembro no Liceu de Quixeramobim, o 6º Encontro do Pacto Para o Fortalecimento do Ensino Médio, que teve como tema “Os Jovens Como Sujeitos do Ensino Médio”.
Durante a acolhida foi trabalhada a música “Não é Sério” de Charles Brown Júnior, com o objetivo de promover uma discussão com os professores estimulando-os a relatar nas suas falas quais os aspectos ressaltados na música que se assemelham ou se distanciam dos jovens que frequentam as salas de aula das escolas públicas. Foi um momento de debate no qual os professores refletiram essa realidade juvenil que desafia o seu fazer pedagógico a cada dia.
Em seguida, foi realizada uma atividade coletiva a partir da exibição do trailer do filme “Somos tão Jovens” que retrata a trajetória da banda de rock Legião Urbana nos anos 80 do século passado, mas que atraiu milhares de jovens ao cinema. O que teria motivado os jovens a assistirem o filme, visto que ele se passa num contexto anterior ao nascimento deles? Tal pergunta gerou muitas discussões principalmente sobre a imagem que a mídia constrói da juventude, tratando os jovens, como alienados e meros consumidores de entretenimento.
Após o intervalo o estudo foi retomado com a apresentação de slides com manchetes de jornais que mostram e focam a juventude como uma fase problemática. Foi ressaltado pelo orientador de estudo Neto Camorim, que levando em conta o contexto educacional atual, não se trata de jogo de culpados, mas existe um contexto que precisa ser levado em consideração ao refletirmos as questões da juventude. Não podemos ver os jovens apenas como alguém sem perspectiva sem compromisso ou como não quer nada. Pois muitas vezes é dessa forma que nos reportamos a eles. Ressaltou o professor.
Para contribuir com o debate foram apresentados os seguintes questionamentos: a) O que motiva nossas juventudes? b) Conhecemos nossos jovens? Essas questões foram refletidas em grupo e depois os professores apresentaram suas considerações na plenária.
Segundo a professora de Filosofia e Sociologia Mônica Fontenele, é importante destacar que juventude é tempo de rasgar e tempo construir paradigmas diante das inquietações e ousadias comuns nessa fase da vida. E enquanto professores não podem ficar desatentos a tais questões em sala de aula.
Após esse momento, foram apresentados os gráficos com os resultados da avaliação da experiência com a oficina “História de Vida”. Os gráficos mostraram que todos consideram importante conhecer um pouco da história de vida do outro para melhorar a integração do grupo e aumentar o conhecimento e produtividade do mesmo. Tendo com base nesses resultados foi apresentado um questionamento para discussão do grupo. Se acreditarmos que conhecer melhor os outros nos ajudará a trabalhar melhor em grupo, o que fazemos/ou poderemos fazer para que possamos conhecer as expectativas, os anseios, as necessidades dos nossos jovens percebendo-os como sujeitos do Ensino Médio? Com essa pergunta foi gerada uma importante discussão no grupo.
Para finalizar o encontro foi realizada uma atividade coletiva onde os professores se reuniram em grupo para construírem coletivamente estratégias ou metas de como “virar o jogo” e construir novos relacionamentos entre professores e os jovens estudantes, utilizando como aliados experiências já vivenciadas nas escolas, mas que precisam ser aprimoradas, como por exemplo, PPDT (Projeto Professor diretor de Turma). Em seguida, os professores socializaram o trabalho produzido.
Como atividade individual do encontro foi sugerida aos professores a realização da leitura dos capítulos 01 e 02 do caderno 02 no ambiente Solar UFC, para no próximo encontro fazer uma exposição oral ou escrita sobre quais outras iniciativas podemos pensar para ampliar o campo de conhecimento sobre quem são eles e elas que estudam e vivem na escola? Tendo como referência o que já foi dito no encontro anterior e a leitura realizada.
Neto Camorim- PCA das CH e Orientador de Estudo do Pacto do EM no Liceu de Quixeramobim.

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