segunda-feira, 11 de agosto de 2014

PROFESSORES DAS CIÊNCIAS HUMANAS REALIZAM OFICINA SOBRE A IDENTIFICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO DIRETOR ESCOLAR



No dia 06 de agosto os professores da área das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim, realizaram durante seu horário de estudo coletivo uma oficina sobre as competências do diretor escolar, coordenada pelo diretor da escola, Francisco Roberto de Carvalho. A referida formação faz parte das atividades para a construção do Pacto do Diretor com as instâncias envolvidas na gestão da escola.
Com esse objetivo a Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC) iniciou no final do mês de julho e início de agosto, um encontro de introdução ao novo período de Gestão das Escolas Estaduais. Na ocasião foi apresentada uma proposta de formação dos diretores, que logo na introdução, destaca o tripé que servirá de base para a estruturação do plano de trabalho dos diretores no atual período de gestão das escolas.
O objetivo dessa formação é a construção de um Pacto, no qual deverá enfatizar três aspectos para a sua composição: 01. Expectativas dos agentes e instâncias envolvidas na gestão da escola e da educação pública na rede estadual do Ceará – o que esperam uns dos outros; 02. Matriz de competências do diretor escolar; e, 03. Matriz de matas e resultados da escola.
Tendo como referência o tripé proposto para a estruturação do plano de trabalho e os princípios norteadores das ações acima referidas, nas atividades realizadas nesse encontro, está o levantamento das “Expectativas dos agentes e instâncias envolvidos na gestão da escola e da educação pública na rede estadual do Ceará”.
Para levantar a perspectiva dos diretores, o trabalho foi orientado a partir das seguintes perguntas: O que esperamos de nós mesmos e de nossas equipes? O que esperamos da Crede/Sefor? O que esperamos da Seduc-sede? Trabalho similar já havia sido feito para levantar a perspectiva dos dirigentes e coordenadorias da Seduc/Crede/Sefor. Todas essas informações foram inicialmente repassadas aos professores na primeira parte da oficina. Na sequência das atividades de construção do Pacto, a oficina foi destinada para o processo de identificação das Competências do Diretor Escolar.
Toda a metodologia utilizada na oficina e o material didático trabalhado, como, cartolinas, tarjetas, papel A4 e canetas, foi orientado pelo diretor para que os professores dirigissem seus olhares para o mundo real da escola, focando para as forças e fraquezas, para as oportunidades e ameaças. Sem esquecer dois dos princípios norteadores: definições compartilhadas e autonomia e empoderamento da escola. Todas as ações desenvolvidas foram apresentadas e socializadas nos grupos e plenária.
Segundo o professor de história Neto Camorim, a forma no qual foi organizada essa oficina, permite a colaboração de todos numa perspectiva de comunidade de aprendizagem, no qual esse pacto deve ter como princípio norteador de suas ações, na construção de uma gestão escolar de compromisso com a educação pública de qualidade e não com resultados maquiados, muitas vezes mascarando o verdadeiro nível de aprendizagem dos alunos.
É importante ressaltar que essa oficina foi realizada com todos os professores durante os dias 05 e 07 de agosto nas suas respectivas áreas do conhecimento durante o encontro semanal coletivo
Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim
netocamorim@gmail.com

Nenhum comentário: