segunda-feira, 4 de agosto de 2014

PROFESSORES DAS CIÊNCIAS HUMANAS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM


O Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado deu início no dia 29 de julho uma formação para seus professores sobre as dificuldades e transtornos de aprendizagem. O curso terá duração de 40h e acontecerá durante os coletivos semanais das respectivas áreas de ensino. A referida formação é parte das ações do PROEMI/PJF na escola, e está sendo ministrada pela Terapeuta Ocupacional Jamila Gaspar.
Na quarta feira dia 30 de julho iniciou a formação na área das Ciências Humanas. Nesse primeiro momento foi realizada uma apresentação, onde os professores colocaram no grupo as maiores dificuldades em sala de aula que tem atrapalhado a aprendizagem dos alunos. Na ocasião citaram alguns: Falta de acompanhamento familiar, o uso de celular, desestrutura familiar, baixa autoestima dos alunos gerando apatia aos estudos, entre outros aspectos que tem contribuído para a defasagem na aprendizagem.
Outro ponto discutido em encontro foram os transtornos comportamentais causados pela incidência do uso de drogas, em especial o crack, tem afetado a vida da juventude, lhes trazendo falta de concentração e de foco nos estudos, dificultando-os para um melhor desempenho na sua aprendizagem.
Em seguida Jamila Gaspar fez algumas considerações complementares às falas dos professores onde comentou os processos de informações para a realização da aprendizagem. Processos sensoriais, neurológicos, psicomotores e psicológicos. depois distribuiu um texto para estudo domiciliar e que será discutido no próximo encontro.
Para concluir foi realizada a dinâmica com fio formando uma teia simbolizando que para construir alternativas viáveis para enfrentar os desafios da melhoria da aprendizagem escolar, diante dos desafios e complexidades que a temática envolve, precisamos articular as nossas ações em redes de apoiadores com profissionais multidisciplinares. A escola sozinha não dará conta do tamanho do desafio que lhe é apresentada. São situações que envolvem muitos aspectos de uma realidade sócio-cultural, política e econômica que tem levado ao aumento assustador dos índices de violência das mais variadas formas que tem afetado o dia a dia da escola.
Portanto para que a escola possa cumprir seu papel que é de ensinar e aprender será necessário um empenho de outros atores sociais. Ela sozinha, não terá capacidade de superar as dificuldades de aprendizagem que a maioria dos educandos tem enfrentado.
Para se congratular foi comemorado no intervalo o aniversário dos professores Carlos Costa e Whyanne, com bolo feito pela professora Suerlânia Oliveira.
Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim

Nenhum comentário: