terça-feira, 19 de agosto de 2014

LICEU DE QUIXERAMOBIM INICIA FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO


O Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado deu início nos dias 12 e 13 de agosto a formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio com seus professores e coordenadores escolares.
O Pacto é um instrumento institucional firmado entre o Ministério da Educação e as secretarias estaduais de educação, que estabelece o compromisso com a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei nº 9.394, de 1996, e comas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, instituída na Resolução CNE/CEB nº 02, de 30 de janeiro de 2012.
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio tem os seguintes objetivos:
  • Contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos no ensino médio;
  • Promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio;
  • Rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM);
  • Consolidar e escola com espaço privilegiado dos processos de formação continuada dos professores.
No Ceará o Pacto, será coordenado pela Universidade Federal do Ceará e pela Secretaria da Educação Básica, com coordenação adjunta da UECE, URCA, UVA, IFCE, UFCA e UNILAB, irá atender mais de 18 mil professores e todas as escolas de ensino médio da rede pública estadual, e articulando a capacitação de aproximadamente 1500 professores orientadores de estudo e de 45 professores formadores regionais.
Nestes primeiros encontros da primeira semana, os Orientadores de Estudos do Liceu, Vanessa Lemos e Neto Camorim, após os ajustes necessários para iniciar a formação, definiram que os encontros presenciais com os professores no chão da escola acontecerão às terças e quartas feiras.
Neste primeiro encontro a pauta foi à apresentação da proposta do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Inicialmente foi realizada acolhida dos professores pelo Orientador de Estudo com a música “Quase Nada” - Zeca Baleiro. Em seguida teve a fala Diretor do Liceu de Quixeramobim, Francisco Roberto de Carvalho. Posteriormente os professores foram motivados a preencher a mandala “A Roda da Vida: Saber cuidar”, conexão consigo mesmo, conexão com o outro e conexão com a totalidade. E, em seguida aconteceu um momento de compartilhamento e conversa coletiva.
No segundo momento foi exibido o vídeo do Ministro da Educação na época, Aloizio Mercadante, na ocasião do lançamento do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio em 25 de novembro de 2013. Depois teve a apresentação de slides sobre a execução do Pacto no Ceará. Em seguida um momento de discussões e esclarecimentos sobre o funcionamento do pacto.
Na terceira parte do encontro foi realizado um estudo em grupo, onde os professores fizeram um levantamento das expectativas da formação do pacto na escola. Depois teve a socialização das expectativas da formação em plenária pelos relatores de cada grupo.
Para finalizar foi exibido o vídeo “O sapinho” para os professores levarem como reflexão desse primeiro encontro, juntamente com a avaliação no qual irão produzir um comentário sobre quais as suas expectativas sobre o pacto ser realizado no chão de escola. Tais reflexões devem ser enviadas para o orientador de estudo até o dia 19 de agosto, para uma breve discussão das mesmas no próximo encontro.
Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas e Orientador de Estudo do Pacto Nacional para Fortalecimento do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim.
netocamorim@gmail.com

Nenhum comentário: