terça-feira, 5 de agosto de 2014

Laboratório Escolar de Informática - (LEI) em ação!




O LEI é um ambiente de aprendizagem disponível em nossa escola, que visa o uso das tecnologias na educação e juntamente com professores promover aulas mais dinâmicas e interativas, atraindo o interesse dos alunos e construindo uma nova forma de ensinar e aprender.
O uso da Internet é um ferramenta importante na escola, que deve ser usada sempre com orientações ao aluno, quando fizer por exemplo uma pesquisa na Internet, o professor deve instruir os mesmos para que estes não façam simples cópias de textos encontrados em sites. Apenas copiando, eles não vão aprender. As orientações devem ser no sentido de como elaborar uma pesquisa, como encontrar sites confiáveis, como gerar conhecimentos com o material pesquisado, etc.
Outro ponto importante é o incentivo à criação. O aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do computador. As ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação. Uma planilha de cálculos, por exemplo, pode ser usada para um trabalho de Matemática com dados estatísticos, criando fórmulas e gerando gráficos. Um editor de textos pode ser usado para a criação de um jornal com notícias e informações sobre o conteúdo de uma disciplina. Um programa de apresentação (slides) apresenta inúmeras possibilidades na elaboração de aulas com imagens, sons e outros elementos multimídia.
Reforçarmos assim a importância do uso das TIC'S (tecnologias da informação) à toda comunidade escolar. A utilização destes recursos podem facilitar e melhorar a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.
O Laboratório de Informática - LEI é uma importante ferramenta pedagógica, não só torna as aulas mais atrativas para os alunos como também proporciona uma maneira interativa de aprender, dando suporte também aos projetos pedagógicos de nossa escola. Parabenizamos a todos os professores que utilizam o LEI e incentivamos os demais o uso deste ambiente de aprendizagem. Agende já a sua aula no LEI!

Nenhum comentário: