terça-feira, 1 de abril de 2014

COLETIVO DAS CIÊNCIAS HUMANAS REALIZA OFICINA SOBRE A MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM




Aconteceu no dia 26 de março no Laboratório de Informática do Liceu de Quixeramobim, durante o coletivo das Ciências Humanas, oficina sobre a matriz de referência do ENEM, com ênfase nos eixos cognitivos.
Inicialmente na acolhida o PCA, Neto Camorim, distribuiu com os professores um texto para reflexão no grupo como o título, “Alunos desmotivados”, do Sociólogo e professor da UFC, André Haguete. Durante a leitura do texto, os professores refletiram o que tem levado a maioria dos alunos da escola pública continuar desmotivados, mesmo diante de maiores incentivos no contexto atual em busca de resultados? Durante o debate os professores destacaram que o contexto sócio econômico da maioria dos alunos interfere sem dúvida, na sua vida escolar. Sua realidade difícil e violenta no qual tem aumentado em qualquer local, tem contribuído lamentavelmente para essa situação. A escola sozinha não vai dar conta dessa complexidade.
Em seguida foram repassados Slides aos professores algumas informações complementares sobre PROUNI e SISU, para que eles tenham mais conhecimentos sobre tais assuntos para informarem aos alunos, motivando-os para fazerem o ENEM.
Depois foi realizada a oficina sobre a matriz de referência do ENEM e seus eixos cognitivos, onde foram explicados como trabalhar as mesmas na elaboração do planejamento de suas aulas e mostrando como eles aparecem nos conteúdos trabalhados durante o ano letivo, e que são comuns a todas as áreas do conhecimento. Vejamos:
EIXOS COGNITIVOS

I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer
uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e
inglesa.
II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos
histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em
diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para
construir argumentação consistente.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola
para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando
os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Na opinião dos professores essa oficina foi muito importante para a formação nesse tema. Apesar de que nos encontros pedagógicos sempre se falar em ENEM, muitos ainda têm dúvidas e dificuldades de compreenderem a matriz de referência, bem como o que é competências e habilidades e os eixos cognitivos. Portanto, consideramos esse momento valioso para a melhoria de nossa prática pedagógica.

Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas- Liceu de Quixeramobim
netocamorim@gmail.com

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