No 23 de abril, o coletivo das
Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim, deu prosseguimento ao
estudo que vem realizando do PPP da referida escola.
Neste encontro o estudo foi retomado
a partir do referencial teórico, abordando o aspecto de educação,
escola, processo ensino aprendizagem e relação professor aluno.
Além das concepções fundamentais que constituem o PPP, que são os
seguintes elementos: Concepção de mundo, de sociedade, de homem, de
educação, de currículo e de valores. Tais aspectos são
determinantes para se organizar e definir a ação pedagógica da
escola.
No segundo momento do encontro,
foram estudados os objetivos, metas e ações educacionais. Nessa
parte do PPP foi dedicado um maior destaque a esses elementos. Os
professores precisam está familiarizados com as metas globais, os
objetivos estratégicos, metas específicas e quais ações
educacionais estão no projeto pedagógico da escola que ele precisa
está envolvido. Sua participação e compromisso profissional são
essenciais para que junto a outros agentes da comunidade escolar o
PPP alcance suas metas.
Também foi realizado um estudo
comparativo das metas anuais e globais de 2012 e 2013. Tais índices
precisam ser melhorados, e por isso o PPP determina que sejam
desenvolvidas ações buscando essa melhoria de resultados. Elevar as
taxas de aprovação e reduzir as taxas de abandono e reprovação,
principalmente do turno da noite.
Em seguida foi apresentado às metas
para 2014, que tem como objetivo elevar o desempenho acadêmico dos
alunos no ENEM e SPAECE, visando melhorar os resultados em Português
e Matemática. Disciplinas com muita defasagem de aprendizagem na
escola.
A última parte do encontro foi
dedicada ao estudo sobre os procedimentos de avaliação escolar e
períodos de recuperação. O estudo do PPP terá continuidade no
próximo encontro.
Neto
Camorim- PCA de Ciências
Humanas do Liceu de Quixeramobim
netocamorim@gmail.com
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