segunda-feira, 7 de abril de 2014

ÀREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS REALIZA OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS DO ENEM





No dia 02 de abril o coletivo dos professores das Ciências Humanas realizou oficina de elaboração de itens para o Enem. O objetivo desse estudo é oferecer aos professores mais subsídios para que eles possam ter mais competência de trabalhar com o tema.
Antes de dar iniciar a oficina, durante a acolhida foi realizado a leitura do poema “Pra sempre”, de Sérgio Vaz. Em seguida aconteceu uma reflexão dos professores sobre o referido poema.
A oficina de elaboração de itens, coordenada pela professora de Sociologia e Filosofia, Mônica Fontenele, além de explicar como se elabora as questões de Enem, foi mostrado exemplos aos professores sobre o que é o suporte e comando. Suporte é à base da questão, a informação. Aquilo que chamamos de enunciado. O comando é onde se encontra a pergunta, o direcionamento principal para o aluno escolher a opção correta.
Para a professora Whyanne essa oficina foi de suma importância para aprimorar o conhecimento sobre elaboração de itens. Muitas vezes nos encontros pedagógicos falamos sobre o assunto, temos contato com exemplos, etc. Mas agora durante a oficina, onde as questões são explicadas passo a passo e com mais tempo, fica bem melhor. Destacou.
No segundo momento do encontro foi estudado o texto, “conhecimento à venda”? Autoria de Renato Nunes Bittencourt, publicado da revista de filosofia “Ciência e Vida”.
O referido texto faz uma reflexão sobre o conhecimento, destacando que o saber é uma atribuição adquirida pelo estudo e impossível de ser comprado. Mas, com os poderes instituídos do capitalismo, aliado as instituições meramente mercadológicas, a sociedade reproduz a “ilusão do saber”. Algo corroborado pela crise da família. Assim sintetiza o autor.
Foi um momento de reflexão muito rico durante o estudo desta semana. Esse texto permite aos professores repensarmos como o conhecimento está sendo construído, e qual a nossa colaboração ou não para esse saber enquanto mercadoria que está sendo disseminado cada vez mais em nossa sociedade, levando muitos ao mero consumo e alienação. Portanto é um texto que indico a todos que atua na área da educação para analisarmos o que estamos fazendo e em que contexto está inserido de maneira crítica a nossa ação enquanto difusores do conhecimento. Ressaltou o coordenador das ciências humanas, professor Neto Camorim.
Neto Camorim- PCA da área de Ciência Humanas do Liceu de Quixeramobim
netocamorim@gmail.com

Nenhum comentário: