segunda-feira, 8 de junho de 2015

LICEU DE QUIXERAMOBIM ENCERRA ESTUDO DO CICLO V NO PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO





Neste dia 03 de junho os professores cursistas do pacto do ensino médio do Liceu de Quixeramobim, turma do Orientador de Estudo Neto Camorim, encerraram o Ciclo V, com o estudo do encontro 12 “Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na área de Linguagens e as Possibilidades de abordagens pedagógico-curriculares na área de Linguagens”.
Inicialmente na acolhida foi realizado o bingo das palavras com genros de livros. Cada professor recebeu uma cartela do bingo das palavras no qual tinha uma relação de 25 sugestões de gêneros literários no qual cada cursista deve ter lido. Aquele que tiver lido a maior quantidade de gêneros sugeridos na cartela foi o ganhador do bingo. Em seguida foi exibido o vídeo “A importância do ato de ler”.
Depois aconteceu a atividade de estudo coletiva no qual se constituiu nesse primeiro momento na apresentação dialogada de slides e vídeos para ilustrar os conteúdos apresentados. Que foram eles: Instituto Brincantes e “Book” a revolução tecnológica.
No segundo momento do estudo coletivo houve uma atividade de grupo. Os professores foram divididos em três grupos com os seguintes temas da Unidade 4:
4.1. A educação como prática humanizadora;
4.2. O currículo e a construção crítica do conhecimento sobre a linguagem;
4.3. Práticas de ensino e aprendizagem;
Após a leitura dos textos cada grupo escolheu palavras-chaves que definam cada item, e com isso fizeram uma síntese dos conceitos e das principais características lidas. Cada equipe apresentou suas palavras relatando a essência do que foi lido.
Para encerrar o encontro o orientador de estudo explicou a atividade individual “Reflexão e Ação” que deve ser resolvida pelos professores e postada no solar.
Ao longo desta unidade, promovemos reflexões em torno do fazer pedagógico e sua relação com o currículo, sob diversas perspectivas. Retomando as reflexões teóricas sobre a atividade educativa na atualidade, influenciada pelos impactos das tecnologias digitais, bem como as considerações de Libâneo aqui abordadas sobre a pedagogia como forma de humanização das pessoas, considere:
1. Discuta com um grupo de colegas as implicações dessas ideias para o seu componente curricular.
2. A partir das discussões com seu grupo, reflitam em conjunto sobre a metáfora da árvore e o fazer pedagógico. Procurem identificar algumas práticas (recorrentes) dentro de seu componente. No contexto das folhas, abordem as técnicas mais usadas e articulem-nas às práticas, às ideias, pensamentos e valores que as norteiam, ou seja, ligando-as à raiz (filosofia educacional) e ao tronco (pedagogia).
3. Por fim, discuta qual é a relação do que foi levantado com a formação humana integral dos estudantes.
Até o próximo encontro!
Neto Camorim - OEs do Pacto Nacional do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim

Nenhum comentário: