Neste dia 03 de junho os professores
cursistas do pacto do ensino médio do Liceu de Quixeramobim, turma
do Orientador de Estudo Neto Camorim, encerraram o Ciclo V, com o
estudo do encontro 12 “Trabalho,
Cultura, Ciência e Tecnologia na área de Linguagens e as
Possibilidades de abordagens pedagógico-curriculares na área de
Linguagens”.
Inicialmente na acolhida foi
realizado o bingo das palavras com genros de livros. Cada
professor recebeu uma cartela do bingo das palavras no qual tinha uma
relação de 25 sugestões de gêneros literários no qual cada
cursista deve ter lido. Aquele que tiver lido a maior quantidade de
gêneros sugeridos na cartela foi o ganhador do bingo.
Em seguida foi exibido o vídeo “A importância do ato de ler”.
Depois aconteceu a atividade de
estudo coletiva no qual se constituiu nesse primeiro momento na
apresentação dialogada de slides e vídeos para ilustrar os
conteúdos apresentados. Que foram eles: Instituto Brincantes e
“Book” a revolução tecnológica.
No segundo momento do estudo
coletivo houve uma atividade de grupo. Os professores foram divididos
em três grupos com os seguintes temas da Unidade 4:
4.1.
A educação como prática humanizadora;
4.2.
O currículo e a construção crítica do conhecimento sobre a
linguagem;
4.3.
Práticas de ensino e aprendizagem;
Após a leitura dos textos cada
grupo escolheu palavras-chaves que definam cada item, e com isso
fizeram uma síntese dos conceitos e das principais características
lidas. Cada equipe apresentou suas palavras relatando a essência do
que foi lido.
Para encerrar o encontro o
orientador de estudo explicou a atividade individual “Reflexão e
Ação” que deve ser resolvida pelos professores e postada no
solar.
Ao longo desta unidade, promovemos
reflexões em torno do fazer pedagógico e sua relação com o
currículo, sob diversas perspectivas. Retomando as reflexões
teóricas sobre a atividade educativa na atualidade, influenciada
pelos impactos das tecnologias digitais, bem como as considerações
de Libâneo aqui abordadas sobre a pedagogia como forma de
humanização das pessoas, considere:
1. Discuta com um grupo de colegas
as implicações dessas ideias para o seu componente curricular.
2. A partir das discussões com seu
grupo, reflitam em conjunto sobre a metáfora da árvore e o fazer
pedagógico. Procurem identificar algumas práticas (recorrentes)
dentro de seu componente. No contexto das folhas, abordem as técnicas
mais usadas e articulem-nas às práticas, às ideias, pensamentos e
valores que as norteiam, ou seja, ligando-as à raiz (filosofia
educacional) e ao tronco (pedagogia).
3. Por fim, discuta qual é a
relação do que foi levantado com a formação humana integral dos
estudantes.
Até o próximo encontro!
Neto
Camorim - OEs do Pacto
Nacional do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim
Nenhum comentário:
Postar um comentário