No dia 24 de junho o Liceu de
Quixeramobim realizou o encontro 15 – Ciclo VI- do Pacto Nacional
do Ensino Médio que estudou sobre o “trabalho, cultura, ciência e
tecnologia na área de matemática e o diálogo entre as áreas do
conhecimento”.
Para iniciar o encontro foi realizada a
acolhida com a exibição do vídeo: Poesia Matemática, de Millôr
Fernandes. Após o vídeo foi realizada reflexões sobre como a
Matemática se articula com as demais áreas de conhecimento do
ensino médio.
Após esse momento de acolhida foi
iniciada a atividade de estudo coletivo. Nesta primeira atividade
cada grupo recebeu um jogo quebra cabeça para montar em forma de
tangram. Após montado, foram formados quatro textos com concepções
a cerca das dimensões do trabalho, cultura, ciência e tecnologia,
para discutir as seguintes questões:
Levando em consideração as dimensões
do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia, como a
matemática se articula com essas dimensões?
Como o ensino da matemática pode
auxiliar na discussão da centralidade do jovem no processo
educativo?
Em seguida o orientador de estudo Neto
Camorim realizou a apresentação de slides propostos construídos
com base nos capítulos III e IV do Caderno V, fazendo breves
considerações históricas que envolvem conhecimentos matemáticos e
destacando os conhecimentos matemáticos pertinentes a um currículo
de Ensino Médio elaborado com base nas dimensões do trabalho,
cultura, ciência e tecnologia.
A segunda parte do encontro foi
iniciada com a exibição do vídeo “Matemática da Escola” –
do professor e autor de livro didático de matemática Antônio José
Lopes Bigode, seguido de uma reflexão sobre o vídeo buscando
responder a seguinte indagação: Como é possível estabelecer
diálogos entre a matemática e as outras áreas do conhecimento e/ou
componentes curriculares no contexto escolar? Momento de socialização
de ideias e debate entre os professores.
Dando sequência ao encontro foi
realizada uma atividade de grupo sobre os conhecimentos matemáticos
pertinentes: diálogos entre as áreas do conhecimento. Com base em
uma sugestão apresentada, foi construído um projeto de pesquisa
integrador, com o seguinte tema: Como promover a integração da
Matemática com as outras disciplinas. A partir desse tema foram
construídos subprojetos integradores entre matemática e demais
disciplinas.
Para encerrar o encontro foi explicada
aos professores a atividade individual que segue abaixo.
Reconhecemos o desafio que pode
significar a organização e implementação de atividades
integradoras com a área de Matemática. Por esse motivo,
propomos reservar um tempo para o aprofundamento. Organizar uma roda
de conversa com os professores sobre os exemplos de atividades de
trabalho e pesquisa propostas nessa unidade. Debatam sobre a
viabilidade desse tipo de proposta em sua realidade escolar e apontem
o que identificam como positivo e possível, e o que possa apresentar
maiores dificuldades ou mesmo impossibilidade de realização.
Justifiquem suas conclusões e, sendo o caso, discutam alterações
para melhor adequar as ideias das propostas.
A partir de cada área de conhecimento
e levando em conta as características dos seus estudantes atuais,
seus possíveis interesses e a cultura da comunidade local, formulem
questões para a elaboração de um projeto de pesquisa e intervenção
que possa mobilizar conhecimentos da área e com potencial de adesão
dos estudantes à proposta.
Com as questões formuladas a partir
das diferentes áreas, negociem um dos temas sugeridos que tenha o
maior potencial integrador das áreas, para ser objeto de
planejamento conjunto de um possível projeto a ser desenvolvido
pelos estudantes. Nessa atividade deve ser favorecido o protagonismo
dos jovens, assim como o trabalho como princípio educativo e a
pesquisa como princípio pedagógico.
Façam o registro das diferentes etapas
desta atividade e socializem com os demais professores em formação,
publicando-as, em forma de artigo, no portfólio Ciclo VI na
plataforma do Solar.
Neto Camorim – OEs do Pacto do Ensino
Médio – Liceu de Quixeramobim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário