No dia 17 de junho foi realizado no Liceu de Quixeramobim o encontro 14 do ciclo VI do Pacto Nacional do Ensino Médio que tem como tema, “os sujeitos estudantes do ensino médio e os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano na área de matemática”.
O encontro teve início com uma dinâmica de acolhida coordenada pelo professor de matemática Willian Vilaça com o tema “olhar, pensar, fazer diferente”. Após a explicação da dinâmica o grupo foi dividido em duplas e cada membro da equipe recebeu um barbante e amarrou os braços formando uma algema deixando uma ligeira folga no nó. O par da dupla fará o mesmo, porém passará o seu barbante por dentro da algema de seu parceiro. O objetivo é que a dupla se separe sem que o barbante seja quebrado ou o nós desamarrado ou ainda ser tirado do braço. Foi um momento importante para desenvolver o raciocínio lógico buscando alternativas para sair das amarras do banbante.
Em seguida iniciou a atividade de estudo coletiva com a leitura compartilhada do texto publicado no Estadão, disponível em: http://goo.gl/fSxBSv, de Fábio Porchat, jovem ator e comediante, que apresenta questionamentos quanto ao ensinar e o aprender a partir de sua experiência como estudante. Os professores foram motivados a refletirem sobre o texto.
Num segundo momento foi apresentada a música para reflexão: Capítulo 4, Versículo - Racionais MC’s. A partir da música dos Racionais MC’s os professores foram estimulados a analisar de que maneira contexto de gêneros musicais da preferência de certos grupos de jovens, é possível encontrar textos como esse da letra da música, têm potencial de favorecer um trabalho integrado com professores de várias áreas? Momento para a socialização das ideias dos professores a partir da realidade dos jovens estudantes da escola.
Em seguida teve apresentação de slides construídos com base no segundo capítulo do Caderno V, que compreende os seguintes subtemas.
2.1. Centralidade do estudante
2.2. A Matemática na formação dos jovens do Ensino Médio.
Sempre que possível teve a contribuição dos professores para fazer esclarecimentos, tirar dúvidas do grupo ou colocar seu ponto de vista com maior propriedade na área.
Para encerrar o encontro o Orientador de Estudo explicou a atividade individual de reflexão e ação que deve ser realizada. Segue as informações abaixo.
Professores!
Nessa unidade discutimos sobre as juventudes no Ensino Médio e do reconhecimento que, em geral, a curiosidade e a criatividade são pouco exploradas no cotidiano da escola para esses grupos. Vamos, então, fazer um exercício em torno da construção de um texto sobre elaboração de projeto que possa sustentar um trabalho coletivo dos estudantes e uma interação entre os diversos componentes curriculares? Isso pode ser realizado entre vocês professores e, depois, transposto para um planejamento nas atividades da escola junto com os jovens.
Formulem uma ou mais perguntas em uma área de seu interesse incluindo a matemática. A partir das escolhas feitas elaborem um texto sobre a importância da elaboração de projeto tendo a pesquisa como princípio pedagógico. Para tanto, propomos discutir as justificativas (por que o projeto é importante?) e os objetivos ou finalidades (o que se pretende alcançar com o projeto?). Outra discussão fundamental tem a ver com a metodologia ou planejamento de atividades (como o projeto será desenvolvido?). Por fim, quais instrumentos podem ser utilizados para a compreensão dos objetivos e sobre a adequação do planejamento? (Avaliação processual e das aprendizagens).
Cada área de conhecimento ou componente curricular consegue se inserir nesse trabalho com projeto? Como identificar conhecimentos da área a partir das escolhas feitas por vocês? Como planejar atividades como essa no seu contexto? É preciso modificar a divisão dos tempos e repensar os espaços da escola?
Compartilhem suas reflexões em formato de texto publicando-as no Portfólio do Solar Ciclo VI.
Neto Camorim - OEs do Pacto Nacional do EM no Liceu de Quixeramobim.
O encontro teve início com uma dinâmica de acolhida coordenada pelo professor de matemática Willian Vilaça com o tema “olhar, pensar, fazer diferente”. Após a explicação da dinâmica o grupo foi dividido em duplas e cada membro da equipe recebeu um barbante e amarrou os braços formando uma algema deixando uma ligeira folga no nó. O par da dupla fará o mesmo, porém passará o seu barbante por dentro da algema de seu parceiro. O objetivo é que a dupla se separe sem que o barbante seja quebrado ou o nós desamarrado ou ainda ser tirado do braço. Foi um momento importante para desenvolver o raciocínio lógico buscando alternativas para sair das amarras do banbante.
Em seguida iniciou a atividade de estudo coletiva com a leitura compartilhada do texto publicado no Estadão, disponível em: http://goo.gl/fSxBSv, de Fábio Porchat, jovem ator e comediante, que apresenta questionamentos quanto ao ensinar e o aprender a partir de sua experiência como estudante. Os professores foram motivados a refletirem sobre o texto.
Num segundo momento foi apresentada a música para reflexão: Capítulo 4, Versículo - Racionais MC’s. A partir da música dos Racionais MC’s os professores foram estimulados a analisar de que maneira contexto de gêneros musicais da preferência de certos grupos de jovens, é possível encontrar textos como esse da letra da música, têm potencial de favorecer um trabalho integrado com professores de várias áreas? Momento para a socialização das ideias dos professores a partir da realidade dos jovens estudantes da escola.
Em seguida teve apresentação de slides construídos com base no segundo capítulo do Caderno V, que compreende os seguintes subtemas.
2.1. Centralidade do estudante
2.2. A Matemática na formação dos jovens do Ensino Médio.
Sempre que possível teve a contribuição dos professores para fazer esclarecimentos, tirar dúvidas do grupo ou colocar seu ponto de vista com maior propriedade na área.
Para encerrar o encontro o Orientador de Estudo explicou a atividade individual de reflexão e ação que deve ser realizada. Segue as informações abaixo.
Professores!
Nessa unidade discutimos sobre as juventudes no Ensino Médio e do reconhecimento que, em geral, a curiosidade e a criatividade são pouco exploradas no cotidiano da escola para esses grupos. Vamos, então, fazer um exercício em torno da construção de um texto sobre elaboração de projeto que possa sustentar um trabalho coletivo dos estudantes e uma interação entre os diversos componentes curriculares? Isso pode ser realizado entre vocês professores e, depois, transposto para um planejamento nas atividades da escola junto com os jovens.
Formulem uma ou mais perguntas em uma área de seu interesse incluindo a matemática. A partir das escolhas feitas elaborem um texto sobre a importância da elaboração de projeto tendo a pesquisa como princípio pedagógico. Para tanto, propomos discutir as justificativas (por que o projeto é importante?) e os objetivos ou finalidades (o que se pretende alcançar com o projeto?). Outra discussão fundamental tem a ver com a metodologia ou planejamento de atividades (como o projeto será desenvolvido?). Por fim, quais instrumentos podem ser utilizados para a compreensão dos objetivos e sobre a adequação do planejamento? (Avaliação processual e das aprendizagens).
Cada área de conhecimento ou componente curricular consegue se inserir nesse trabalho com projeto? Como identificar conhecimentos da área a partir das escolhas feitas por vocês? Como planejar atividades como essa no seu contexto? É preciso modificar a divisão dos tempos e repensar os espaços da escola?
Compartilhem suas reflexões em formato de texto publicando-as no Portfólio do Solar Ciclo VI.
Neto Camorim - OEs do Pacto Nacional do EM no Liceu de Quixeramobim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário