quarta-feira, 3 de junho de 2015

ENCONTRO 11 DO PACTO REALIZA ESTUDO SOBRE OS SUJEITOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E OS DIREITOS À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO HUMANO NA ÁREA DE LINGUAGENS.





No dia 27 de maio os professores do Liceu de Quixeramobim, turma do Orientador de Estudo, Neto Camorim, realizaram o estudo do encontro 11 – Ciclo V do Pacto Nacional Pelo fortalecimento do Ensino Médio. Neste encontro 10 do ciclo V, que tem como tema: ”Os sujeitos estudantes do Ensino Médio e os direitos a aprendizagem e ao desenvolvimento humano na área de linguagens”.
Durante a acolhida foi apresentado a dinâmica “De pedra e água”, onde cada professor recebeu uma folha em branco e em seguida, foi pedido que cada um respondesse as seguintes questões: Quais as semelhanças e diferenças entre pedra e água? Se você tivesse que escolher o que mais se assemelha a você, qual a sua escolha e por quê? Depois foi lido um texto falando do que é ser pedra e água, e em seguida, aconteceram os comentários dos professores a partir da seguinte reflexão: A mudança vai acontecer de alguma forma, pois somos seres dinâmicos e não estáticos, mesmo a pedra que se pensava ser estática é dinâmica, porém, com tempo mais lento. Qual o perfil de funcionário que você quer ser? Em quais momentos devemos ser pedra e em quais momentos devemos ser água? Momento de socialização sobre tais questões pensando em sua prática profissional e pedagógica.
Em seguida foi realizada a atividade de estudo coletiva, onde os professores foram divididos em grupos para realizaram a leitura da unidade 02 do caderno IV.
2.1. Sujeito, sujeitos de escola, contexto, interação.
2.2. Subjetividade e produção de conhecimento na juventude.
2.3. Práticas de Linguagem nos componentes curriculares da área.
2.4. Direitos de aprendizagem e desenvolvimento humano e as práticas de linguagem.
Cada grupo ficou com um dos tópicos acima citados para refletirem as seguintes questões:
  • O que o texto me diz?
  • O que posso dizer ao texto?
Após esse momento cada grupo apresentou as idéias importantes refletidas a partir do texto associando-as a sua prática em sala de aula.
Outra atividade realizada nesse encontro foi à apresentação dialogada de slides contemplando o texto da unidade 02 (caderno IV).
Para concluir o encontro o orientador de estudo repassou alguns informes e explicou a atividade individual que deve ser realizada pelos professores cursistas e postada no ambiente de aprendizagem Solar.
Nesse encontro que foi refletido sobre o sujeito jovem, as práticas de linguagens e os direitos de aprendizagem foram propostos um exercício que leves em conta quatro etapas, que são elas:
  1. Em conversa com seus alunos, levante cinco práticas de linguagem (interação/expressão) que estão presentes em suas vidas.
  2. Apontem como elas poderiam ser mobilizadas como atividades de ensino e aprendizagem, quais conhecimentos da área de linguagens estariam presentes e quais direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seriam contemplados.
  3. Em roda de conversa exponha seu levantamento e reflexão aos colegas.
  4. Considerando os levantamentos expostos por todos os colegas, desenvolvam uma discussão, contemplando o alcance dos direitos e as possibilidades de trabalho interdisciplinares.
Neto Camorim – OEs do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim.

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