No dia 27 de maio os professores do Liceu de Quixeramobim, turma do
Orientador de Estudo, Neto Camorim, realizaram o estudo do encontro
11 – Ciclo V do Pacto Nacional Pelo fortalecimento do Ensino Médio.
Neste encontro 10 do ciclo V, que tem como tema: ”Os sujeitos
estudantes do Ensino Médio e os direitos a aprendizagem e ao
desenvolvimento humano na área de linguagens”.
Durante a acolhida foi apresentado a dinâmica “De pedra e água”,
onde cada professor recebeu uma folha em branco e em seguida, foi
pedido que cada um respondesse as seguintes questões: Quais as
semelhanças e diferenças entre pedra e água? Se você tivesse que
escolher o que mais se assemelha a você, qual a sua escolha e por
quê? Depois foi lido um texto falando do que é ser pedra e água, e
em seguida, aconteceram os comentários dos professores a partir da
seguinte reflexão: A mudança vai acontecer de alguma forma, pois
somos seres dinâmicos e não estáticos, mesmo a pedra que se
pensava ser estática é dinâmica, porém, com tempo mais lento.
Qual o perfil de funcionário que você quer ser? Em quais momentos
devemos ser pedra e em quais momentos devemos ser água? Momento de
socialização sobre tais questões pensando em sua prática
profissional e pedagógica.
Em seguida foi realizada a atividade de estudo coletiva, onde os
professores foram divididos em grupos para realizaram a leitura da
unidade 02 do caderno IV.
2.1.
Sujeito, sujeitos de escola, contexto, interação.
2.2.
Subjetividade e produção de conhecimento na juventude.
2.3.
Práticas de Linguagem nos componentes curriculares da área.
2.4.
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento humano e as práticas de
linguagem.
Cada
grupo ficou com um dos tópicos acima citados para refletirem as
seguintes questões:
- O que o texto me diz?
- O que posso dizer ao texto?
Após esse momento cada grupo apresentou as idéias importantes
refletidas a partir do texto associando-as a sua prática em sala de
aula.
Outra atividade realizada nesse encontro foi à apresentação
dialogada de slides contemplando o texto da unidade 02 (caderno IV).
Para concluir o encontro o orientador de estudo repassou alguns
informes e explicou a atividade individual que deve ser realizada
pelos professores cursistas e postada no ambiente de aprendizagem
Solar.
Nesse encontro que foi refletido sobre o sujeito jovem, as práticas
de linguagens e os direitos de aprendizagem foram propostos um
exercício que leves em conta quatro etapas, que são elas:
- Em conversa com seus alunos, levante cinco práticas de linguagem (interação/expressão) que estão presentes em suas vidas.
- Apontem como elas poderiam ser mobilizadas como atividades de ensino e aprendizagem, quais conhecimentos da área de linguagens estariam presentes e quais direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seriam contemplados.
- Em roda de conversa exponha seu levantamento e reflexão aos colegas.
- Considerando os levantamentos expostos por todos os colegas, desenvolvam uma discussão, contemplando o alcance dos direitos e as possibilidades de trabalho interdisciplinares.
Neto
Camorim – OEs do Pacto do Ensino Médio no Liceu de
Quixeramobim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário