terça-feira, 25 de novembro de 2014

ENCONTRO 11 DO PACTO DO ENSINO MÉDIO ESTUDA A APROXIMAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS DIFERENTES ÁREAS







No último dia 05 de novembro os professores do Liceu de Quixeramobim da turma do orientador de estudo Neto Camorim, estiveram reunidos para estudar o encontro 11 do Pacto Nacional do Ensino Médio, que teve como tema, “Aproximação do conhecimento das diferentes áreas”.
Durante a acolhida foi exibido o vídeo “meu professore é o cara”, onde os professores foram estimulados a perceber como os conhecimentos de diferentes áreas podem relacionar-se para se construir uma aprendizagem significativa.
Em seguida foi realizada a atividades coletiva, e o orientador de estudo fez a apresentação do tema do encontro através de slides e recortes do texto do caderno IV. Depois os professores se organizaram em grupos multidisciplinares para elaboração de uma proposta curricular integrada mediante roteiro apresentado. A finalidade deste exercício é contribuir para que os professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em componentes curriculares, orientada pelo princípio da relação entre ensino e produção.
Após esse momento os professores leram a notícia: Ligações clandestinas causam risco de incêndios, e discutiram com os colegas e passaram a responder a seguinte questão: que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?
A partir da reflexão desse questionamento, os professores deram continuidade na elaboração de uma proposta curricular integrada, que será concluída no próximo encontro.
Como atividade individual foi proposta aos professores assistirem o vídeo “Em busca de Joaquim Venâncio”, de Evandro Filho, para que eles fossam criticamente analisar este material à luz da sua proposta e dos princípios e práticas pedagógicas aqui integradas, posicionando-se sobre possibilidades de realizar atividades como está em sua escola. A referida atividade deve ser socializada no grupo no próximo encontro do pacto do ensino médio.

Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas e orientador de Estudo do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim. 

Nenhum comentário: