segunda-feira, 3 de novembro de 2014

ENCONTRO 10 DO PACTO REALIZA ESTUDO SOBRE ÁREAS DO CONHECIMENTO, CURRÍCULO E ENSINO MÉDIO INTEGRADO.



No dia 29 de outubro os professores do Liceu de Quixeramobim pertencentes à turma do orientador de estudo Neto Camorim, realizaram o 10º encontro do pacto nacional do ensino médio. Na ocasião aconteceu um estudo sobre áreas do conhecimento, currículo e ensino médio integrado.
Na primeira da oficina, o orientador de estudo fez uma breve contextualização do tema, destacando as necessidades de um saber contextualizado para nossos jovens, mostrando que o currículo fragmentado, a forma de organização dos conteúdos e os processos de avaliação são grandes vilões do fracasso escolar. Ainda justificou que a integração dos conhecimentos e a contextualização do ensino são possibilidades para tentar reverter ou melhorar esse processo. Concluiu sua exposição como o seguinte questionamento, para estimular o debate entre os professores. Em tempos de integração curricular e contextualização do ensino, como podemos promover inicialmente a integração das inúmeras “tribos” das quais nossos jovens fazem parte? A referida questões foi refletida no grupo.
Na segunda etapa da oficina foi realizada a atividade de estudo coletivo, que consistiu na apresentação de slides sobre “Interdependência Social”, na perspectiva da aprendizagem cooperativa, buscando uma integração curricular que atenda os desafios do ensino médio. Durante a apresentação dos slides foi exibido um trecho do filme Avatar, que ajuda a entender a importância do trabalho integrado na busca de melhores resultados.
 Depois desse momento, foi realizado um estudo de grupo onde os professores receberam um texto geral e outro específico sobre os tipos de interdependência social, que são cinco. Interdependência positiva de metas, de recursos, de funções de recompensa e de tarefas. Todos esses aspectos foram discutidos dos grupos de especialistas e os resultados apresentados na plenária, além de uma avaliação sobre o conhecimento adquirido durante a oficina sobre interdependência social.
Na terceira parte do encontro os professores responderam um questionário avaliando a oficina e o seu empenho para a realização da mesma. Em seguida o orientador de estudo explicou a atividade individual, buscando um aprofundamento sobre o assunto. Como proposta foi sugerida a leitura as aulas 01 e 02 do caderno 04 no solar. Após a leitura os professores deverão pensar formas de promover uma visão mais integrada sobre os temas no contexto escolar. Como sugestão foi indicado o tema “Educação Alimentar e Nutricional” de forma articulada entre os componentes curriculares. No próximo encontro acontecerá a socialização das estratégias elaboradas para se trabalhar o currículo do ensino médio de maneira integrada.

Neto Camorim- PCA e Orientador do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim

Nenhum comentário: