quarta-feira, 4 de junho de 2014

COPA DO MUNDO NO BRASIL FOI O TEMA DO 2º ENCONTRO DO CICLO DE PALESTRAS DE PREPARAÇÃO PARA O ENEM


No dia 03 de junho, as 19h, no auditório do Liceu de Quixeramobim, aconteceu o 2º encontro do Ciclo de Palestras de preparação para o ENEM-2014. O tema abordado foi, “Copa do Mundo no Brasil: impasses, interesses e distorções”. A referida atividade destinada aos alunos dos 3º anos, (M/T/N) foi ministrada pelos professores, Neto Camorim e Samuel Robson.
Durante a palestra foi apresentado inicialmente um breve histórico do processo de escolha do Brasil como país sede da Copa de 2014. Em seguida foram analisados os investimentos feitos para a construção dos estádios e as obras de infraestruturas. Quantias fabulosas e superfaturadas em comparação ao que antes era previsto.
Outro aspecto apresentado refere-se aos estádios, batizadas pela FIFA de Arenas, seguindo o padrão europeu. Mesmo com atrasos eles foram entregues, mas as obras de mobilidade urbana em torno 18% foram concluídas. Será que serão terminadas depois da copa? Questão esta debatida durante a palestra.
Também foram apresentados os gastos exorbitantes na construção ou reformas dos estádios. Apenas dois deles tiveram investimentos privados. As arenas de Curitiba e Porto Alegre. As demais foram recursos contraídos de empréstimos federais no BNDES ou dinheiros dos Estados que sediarão as sub-sedes do mundial. Sem contar na isenção de impostos para a FIFA.
Segundo o professor Francisco Antonio, coordenador escolar do Liceu, esses encontros com palestras com temas da atualidade se constituem numa atividade importantíssima para os alunos de escola. Eles têm muita necessidade de informações com as análises e reflexões que essas palestras oferecem. Elas contribuem para uma melhor compreensão da realidade, tendo em vista que o Enem exige isso. Vamos em agosto continuar realizando palestras com temas relevantes. O próximo assunto será os 50 anos da Ditadura Militar no Brasil. Destacou.
O Ciclo de Palestras de preparação para o ENEM é uma realização dos PCAs do Liceu de Quixeramobim e tem o apoio da Ong. Iphanaq.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas

Nenhum comentário: