quinta-feira, 20 de março de 2014

COLETIVO DAS CIÊNCIAS HUMANAS INICIA ENCONTROS DE 2014 COM ESTUDOS SOBRE O ENEM




Com o objetivo de contribuir para uma melhor formação dos professores, tendo como foco o ENEM, o coletivo das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim iniciou no dia 12 de março seus encontros de 2014.
Inicialmente aconteceu a acolhida de boas vindas coordenada pela professora de Filosofia Suerlânia Oliveira, que através de cartões com frase motivacional nos fez refletir sobre a prática pedagógica do professor. Em seguida foi lido o texto; “Gostei desse Professor”- de Marcos Meier que trata da relação professor-aluno.
Após esse momento introdutório foi realizado uma apresentação em slides sobre o ENEM e o Ensino Médio no Ceará, com reflexões sobre o objetivo dessa avaliação e seus resultados em nosso estado.
Depois foi debatido no encontro sobre o ENEM e o Currículo do Ensino Médio e a necessidade de aperfeiçoamento dos currículos das escolas para esta nova realidade, buscando promover maior significação e integração, para fortalecer o foco da aprendizagem e da avaliação nas competências e habilidades para o ensino médio.
Outro aspecto estudado no coletivo foi a importância da integração das matrizes (curricular e de referência) naquilo que o ENEM exige, estabelecendo as diferenças entre os tipos de matrizes. A curricular orienta os procedimentos de ensino e de aprendizagem realizados durante o curso. A de referência orienta os procedimentos de verificação e validação das aprendizagens.
Para finalizar esse primeiro encontro foi debatido de que é composta a Matriz de Referência do ENEM. Competências e Habilidades para cada área do conhecimento, Matriz de Redação e objetos de conhecimentos das áreas e disciplinas e da necessidade de integração com o material de “Escola Aprendente” e a Matriz Curricular da Escola, tendo como base o seu projeto político pedagógico. No próximo encontro terá continuidade o estudo sobre o ENEM.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim

Nenhum comentário: