domingo, 14 de abril de 2013

Estudo Coletivo- Ciências da Natureza- ESTUDO DOS PCN´S - O SENTIDO DA APRENDIZAGEM POR ÁREA




      Inicialmente, lemos o texto profissional nota 10 destacando algumas características dos bons professores como metodologia, sensibilidade, emoção, autoestima e outras. No debate, colegas professores destacaram pontos positivos e negativos no desempenho da nossa profissão. Segundo o texto, professor fascinante é promotor da autoestima e o mesmo dá atenção especial aos alunos tímidos e desprezados. Discentes fascinantes formam empreendedores, jovens que não têm medo de falhar e que não desiste perante as dificuldades.
     Posterior a esse momento iniciamos a leitura silenciosa do texto nos PCN´s na página 203 até 214, onde as mesmas destacavam o Ensino Médio que, sem ser profissionalizante, efetivamente propicie um aprendizado útil à vida e ao trabalho, no qual as informações, o conhecimento, as competências, as habilidades e os valores desenvolvidos sejam instrumentos reais de percepção, satisfação, interpretação, julgamento, atuação, desenvolvimento pessoal ou de aprendizado permanente, evitando tópicos cujos sentidos só possam ser compreendidos em outra etapa da escolaridade.
        Observamos também a necessidade da convergência de toda a comunidade escolar em torno de um projeto pedagógico que faça articulação não só das disciplinas de cada área, mas de todas as áreas.
Foi destacado também que o objetivo do Ensino Médio em cada área do conhecimento deverá envolver práticas, contextualizadas e que respondam ás necessidades da vida contemporânea, e o desenvolvimento de conhecimentos mais amplos e abstratos, que correspondam a uma cultura geral e a uma visão de mundo. Que o aprendizado tenha um caráter prático e crítico, pois as aplicações práticas têm um ritmo de transformação ainda maior que o da produção científica.
       Outro ponto relatado na leitura é que o desenvolvimento dos instrumentos matemáticos de expressão e raciocínio, contudo, não deve ser preocupação exclusiva do professor de Matemática, mas das quatro disciplinas científico-tecnológicas, preferencialmente de forma coordenada, permitindo que o aluno construa efetivamente as abstrações matemáticas, evitando-se a memorização indiscriminada de algarismos, de forma prejudicial ao aprendizado.
        Na verdade, o aprendizado das Ciências da Natureza e da Matemática deve se dar em estreita proximidade com Linguagens e Código, assim como com as Ciências Humanas.

PCA: Fco Antonio

Nenhum comentário: