quinta-feira, 18 de abril de 2013

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS INICIA ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA







No dia 10 de abril, o encontro do coletivo das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim, iniciou o estudo sobre Educação Especial e Inclusiva. O objetivo é contribuir para uma melhor formação dos professores para trabalhar com essa realidade, a cada ano mais presente na escola pública. O que é um direito dos alunos especiais.
Na primeira parte do estudo foram apresentados slides com destaque para o capítulo V da LDB 9394/96 que trata de Educação Especial. Na ocasião foram discutidos no grupo os artigos no qual se refere à lei e como deve ser a adequação das escolas para receberem esses alunos.
Em seguida foi exibido trechos do filme:Como as estrelas na terra, que apresenta o diálogo de um professor com um aluno com dislexia, destacando a metodologia que o professor utiliza em sala de aula para valorizar o saber e estimular o aprendizado do aluno. Depois teve um importante debate discutindo o tema apresentado, na realidade da escola ao se deparar com alunos com tais deficiências de aprendizado, e qual deve ser a postura do professor em sala de aula para estimular o aprendizado desses alunos.
Na segunda parte do encontro, foi apresentado slides das ações educativas inclusivas da secretaria de Educação Especial do MEC, onde foram discutidos os seguintes temas: Inclusão Educacional e as diretrizes da educação inclusiva- acessibilidade e a promoção da acessibilidade, além dos objetivos da política de educação especial.
Para concluir esse primeiro encontro sobre o tema foi apresentado o documentárioPor dentro da escola- Educação Especial e Inclusão, produzido pela TV Paulo Freire, da SEED do Paraná. Antes de iniciar a exibição do documentário, o PCA das ciências humanas, professor Neto Camorim, entregou aos professores presentes ao estudo, algumas questões para serem resolvidas baseadas no documentário. Foram as seguintes:
  1. Que mudanças aconteceram no espaço escolar a partir da década de 1990?
  2. O que diz a legislação da Política Educacional de Inclusão?
  3. Como o vídeo apresenta o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional do Paraná?
  4. Qual é a realidade das políticas de Educação Especial e Inclusão na nossa escola? Existe suporte pedagógico especializado?
         Após a resolução das questões elas foram apresentadas e debatidas no grupo com o objetivo de construírem coletivamente alternativas a essa realidade educacional para a inclusão desses alunos nas escolas. Sendo ao mesmo tempo um desafio aos professores que necessitam que uma formação adequada para trabalharem com esses alunos. É algo, portanto, desafiador.
          Até o próximo, onde continuaremos a estudar esse tema da educação especial.

Neto Camorim - PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim.

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