No
último dia 15 de abril aconteceu no Liceu de Quixeramobim, o encontro
05 do ciclo IV do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio,
turma do orientador de estudo, Neto Camorim. Esse encontro teve
como tema “os sujeitos estudantes do ensino médio e os direitos a
aprendizagem e ao desenvolvimento humano na área das ciências
humanas”.
Durante
a acolhida foi realizada a dinâmica entendendo os sujeitos,
que compreendeu selecionar questionamentos referentes ao tema do
encontro, escrevendo em pequenos pedaços de papel e entregar aos
professores aleatoriamente, depois foi sugerido a troca dos
papéis recebidos com os colegas e que cada um fizesse um comentário, seguindo a ordem
crescente.
Após
esse momento aconteceu uma atividade de estudo coletivo,
compreendendo uma exposição dialogada de slides enfatizando a
contribuição das ciências humanas para a compreensão da relação
entre juventude e educação, focando as reflexões a partir das
DCNEM.
Em
seguida foi o estudo coletivo, teve continuidade com a dinâmica
jigsaw (grupo de base e grupo de especialistas). Os professores foram
divididos em grupos, cada grupo recebeu dois textos:
um texto base e um específico para cada componente. O texto base foi
lido por todos do grupo e o específico cada qual leu o seu. No
segundo momento, foram formados novos grupos de acordo com o título
do texto (grupo de especialista). No terceiro momento, os
especialistas voltaram ao grupo base e apresentaram as conclusões
sobre seu tema.
Para
concluir, o orientador de estudo convidou um representante de cada
grupo para falar sobre um dos temas tratados no grupo, de acordo com
o tema estudado: Contribuições das Ciências Humanas para a
compreensão da relação entre Juventude e Educação, como
texto BASE e os conceitos de desnaturalização, estranhamento e
sensibilização, como ESPECÍFICO para os especialistas.
Em
seguida foi explicada a atividade individual “Reflexão e Ação”.
Fazer a leitura do tópico 2.2 caderno II – Ciclo IV: Para que
servem as Ciências Humanas? Expressar-se criticamente acerca dos
seguintes pontos:
-
As possibilidades de realização das temáticas relatadas no texto na nossa escola?
-
É possível um professor um professor que não é de Ciências Humanas abraçarem algum dos projetos citados? Justifique.
-
De que maneira eu posso auxiliar na realização de algum desses projetos na nossa escola?
Fazer um resumo das opiniões e postar no portfólio do solar.
Neto
Camorim - OEs do Pacto do Ensino Médio- Liceu de Quixeramobim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário