No dia 01 de abril a
turma do orientador Neto Camorim, realizou o 3º encontro do pacto
nacional do ensino médio, que teve como tema “A
formação continuada na escola: o papel do gestor escolar e do
coordenador pedagógico na reconfiguração da hora-atividade -
espaço de elaboração, interpretação e avaliação coletiva do
Plano de Trabalho Docente”.
Inicialmente foi
realizada a dinâmica, "A escolha do Gestor da Escola", em
meia folha de papel, cada professor escolheu individualmente alguém
do grupo, para ser o novo gestor da escola. Ao escolher, apresentar sua escolha, quais características essa pessoa tem para ser um bom
gestor, o que essa pessoa poderia trazer de melhoria para a nossa
escola, socializando assim suas escolhas com todos.
Em
seguida foi realizada a atividade de estudo coletivo, que se
constituiu de apresentação dialogada
de slides, com referências teóricas do que é proposto no
Caderno I - 2ª etapa. Depois aconteceu uma roda de conversa onde foi aberto um espaço para o diálogo, para que todos contribuisem acerca do que foi exposto. Posteriormente foi
disponibilizado um tempo para alinhamento das informações entre os
professores, tira-dúvidas com o orientador de estudo e relato de
pendências.
Para finalizar o
encontro, foram repassadas as orientações de como realizar a
atividade individual. Ler duas atividades propostas e escolher uma para realizar. Fazer o
registro da atividade selecionada e socializar suas conclusões
com os colegas.
I
- Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um
relatório claro e objetivo com base nas seguintes questões:
Anote
todos os diálogos e impressões que você puder observar nesta
tarefa. Agora responda:
1-Quais
foram os problemas levantados?
2-Quais
os encaminhamentos propostos?
3-Estabeleça
a diferença entre queixa e problema.
4-Quais
questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
5-Quais
foram às sugestões propostas?
6-Quais
práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
7-
Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de
Classe?
II
- Realize a leitura e análise de uma ata de Conselho de Classe com
base nas questões apresentadas na atividade I.
Ou
2- Ver o vídeo: Educação Proibida 2h (yotube) e levantar alguns questionamentos sobre o vídeo, e fazer uma análise das questões apresentadas no vídeo.
Ambas as atividades devem ser postadas no SOLAR.
2- Ver o vídeo: Educação Proibida 2h (yotube) e levantar alguns questionamentos sobre o vídeo, e fazer uma análise das questões apresentadas no vídeo.
Ambas as atividades devem ser postadas no SOLAR.
Até
o próximo encontro!
Neto
Camorim-
Orientador de Estudo do Pacto do Ensino Médio- Liceu de Quixeramobim
Nenhum comentário:
Postar um comentário