quinta-feira, 16 de abril de 2015

A INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS HUMANAS COM O PROJETO PEDAGÓGICO FOI TEMA DE ESTUDO DO ENCONTRO 04 DO PACTO.




No dia 08 de abril, o grupo de professores do Liceu de Quixeramobim realizou o estudo do encontro IV do ciclo IV do pacto do ensino médio, que teve como tema, “a integração entre as ciências humanas e o projeto pedagógico”.
Inicialmente foi realizada uma acolhida coordenada pelo orientador de estudo, Neto Camorim, através da leitura compartilhada do texto “Por que ensinar valores”? Celso Antunes. Momento importante de socialização de ideias e reflexões das práticas pedagógicas dos professores.
Em seguida aconteceu apresentação de slides, construídos com base no primeiro capítulo do caderno II, que trata das ciências humanas enquanto integração interdisciplinar articulado com o projeto pedagógico da escola.
Na segunda parte do encontro foi realizado um estudo de grupo a partir da leitura do texto proposto no tópico “Reflexão e Ação”, tendo como referência o que foi estudado.
Segue uma síntese dos principais pontos refletidos pelos professores.
Apesar de serem poucos os estudos sobre os processos de integração interdisciplinar, muitas escolas tem feito esse trabalho. Mesmo sem ter ainda muita clareza de como desenvolver um projeto pedagógico que leve em consideração a integração entre as áreas do conhecimento e suas respectivas disciplinas, o trabalho tem sido feito.
De acordo com o texto estudado, para a realização de um trabalho interdisciplinar é preciso "tomar emprestado" de outra disciplina o conhecimento básico. O que Janice Lauer chamou de encargo de compreensão. Para a autora o professor precisa ter o mínimo de conhecimento de seu mapa cognitivo é dominar conceitos básicos, modos de investigação, termos e modos de observação alem de técnicas, padrões de provas e tipos de explicação das outras disciplinas para a integração curricular acontecer.
Primeiramente é preciso observar que aprender noções básicas das disciplinas é fundamental para praticá-la. Algo diferente de usá-la para a realização de uma atividade interdisciplinar. De acordo com o texto estudado, o domínio da disciplina exige conhecimento completo, o trabalho interdisciplinar exige adequação. Mas para adequá-la é importante tomar emprestado conhecimentos de outras disciplinas.
Portanto, para que o trabalho interdisciplinar acontece efetivamente é necessário a integração do projeto pedagógico entre as áreas do conhecimento. Daí ser importante o professor ter informações básicas de conceitos, métodos e técnicas das diversas áreas, pois tais ferramentas serão fundamentais para a construção de um projeto pedagógico integrado e que esteja ao alcance das necessidades dos alunos, buscando assim, a qualidade que tanto discutimos.
Esse momento foi bem interessante, pois os professores construíram seus argumentos sobre o texto. Depois cada grupo escolheu seu relator, para apresentar a síntese das discussões na plenária.
Para finalizar o encontro, foi explicado como deverá ser realizada a atividade individual. Após a reflexão feita acerca dos slides e do texto proposto pela ação e reflexão, os professores identificarão um conteúdo do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar. Fazer registro escrito e postar no portfólio do solar.
Neto Camorim- OE do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim

Nenhum comentário: