No dia
08 de abril, o grupo de professores do Liceu de Quixeramobim realizou
o estudo do encontro IV do ciclo IV do pacto do ensino médio, que
teve como tema, “a integração entre as ciências humanas e o
projeto pedagógico”.
Inicialmente
foi realizada uma acolhida coordenada pelo orientador de estudo, Neto
Camorim, através da leitura compartilhada do texto “Por que
ensinar valores”? Celso Antunes. Momento importante de socialização
de ideias e reflexões das práticas pedagógicas dos professores.
Em
seguida aconteceu apresentação de slides, construídos com base no
primeiro capítulo do caderno II, que trata das ciências humanas
enquanto integração interdisciplinar articulado com o projeto
pedagógico da escola.
Na
segunda parte do encontro foi realizado um estudo de grupo a partir
da leitura do texto proposto no tópico “Reflexão e Ação”,
tendo como referência o que foi estudado.
Segue
uma síntese dos principais pontos refletidos pelos professores.
Apesar
de serem poucos os estudos sobre os processos de integração
interdisciplinar, muitas escolas tem feito esse trabalho. Mesmo sem
ter ainda muita clareza de como desenvolver um projeto pedagógico
que leve em consideração a integração entre as áreas do
conhecimento e suas respectivas disciplinas, o trabalho tem sido
feito.
De
acordo com o texto estudado, para a realização de um trabalho
interdisciplinar é preciso "tomar emprestado" de outra
disciplina o conhecimento básico. O que Janice Lauer chamou de
encargo de compreensão. Para a autora o professor precisa ter o
mínimo de conhecimento de seu mapa cognitivo é dominar conceitos
básicos, modos de investigação, termos e modos de observação
alem de técnicas, padrões de provas e tipos de explicação das
outras disciplinas para a integração curricular acontecer.
Primeiramente
é preciso observar que aprender noções básicas das disciplinas é
fundamental para praticá-la. Algo diferente de usá-la para a
realização de uma atividade interdisciplinar. De acordo com o texto
estudado, o domínio da disciplina exige conhecimento completo, o
trabalho interdisciplinar exige adequação. Mas para adequá-la é
importante tomar emprestado conhecimentos de outras disciplinas.
Portanto,
para que o trabalho interdisciplinar acontece efetivamente é
necessário a integração do projeto pedagógico entre as áreas do
conhecimento. Daí ser importante o professor ter informações
básicas de conceitos, métodos e técnicas das diversas áreas, pois
tais ferramentas serão fundamentais para a construção de um
projeto pedagógico integrado e que esteja ao alcance das
necessidades dos alunos, buscando assim, a qualidade que tanto
discutimos.
Esse
momento foi bem interessante, pois os professores construíram seus
argumentos sobre o texto. Depois cada grupo escolheu seu relator,
para apresentar a síntese das discussões na plenária.
Para
finalizar o encontro, foi explicado como deverá ser realizada a
atividade individual. Após a reflexão feita acerca dos slides e do
texto proposto pela ação e reflexão, os professores identificarão
um conteúdo do seu componente curricular com potencial para uma ação
interdisciplinar. Fazer registro escrito e postar no portfólio do
solar.
Neto
Camorim- OE do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim
Nenhum comentário:
Postar um comentário