No dia 03 de setembro o Liceu de
Quixeramobim realizou o 4º encontro do pacto para o fortalecimento
ensino médio, que teve como pauta de estudo as diretrizes
Curriculares do Ensino Médio e Projetos Pedagógicos.
Durante a acolhida o Orientador de Estudo
Neto Camorim, entregou aos professores participantes um texto para
reflexão como o título, “Os que ficam”, no qual foi realizada
uma leitura compartilhada ligando o texto ao tema da oficina.
Em seguida, foram distribuídos alguns
questionamentos para estudo coletivo, onde cada dupla analisou e
apresentou suas conclusões em plenária sobre as Novas Diretrizes
Curriculares do Ensino Médio, baseado na aprendizagem cooperativa.
Após esse momento, aconteceu à exibição
do vídeo UM SALTO PARA O FUTURO sobre as novas Diretrizes
Curriculares para o Ensino Médio. Neste vídeo, professores debatem
os desafios que o ensino médio enfrenta no Brasil diante de uma
realidade tão diversa e complexa que os jovens brasileiros vivenciam
todo dia e a escola não tem sido capaz de construir um currículo
compatível com os anseios dessa juventude. Que ao mesmo tempo forme
cidadãos, mas também possibilite sua inserção no mercado de
trabalho ou na universidade principalmente, ampliando os seus sonhos
de construir uma vida mais digna diante de um contexto social,
político, cultural e econômico a cada dia mais desafiador aos
jovens principalmente.
Depois foi feita a apresentação de
slides das Novas diretrizes Curriculares para o ensino Médio: Novas
Perspectivas. Momento que foi partilhado com os professores onde os
demais fizeram suas intervenções dialogando com as questões
apresentadas no vídeo.
No segundo momento da formação o
orientador de estudo distribuiu ao grupo de professores algumas
cartas de alunos enviam para a UNESCO, onde cada grupo deverá ler e
discutir uma carta para responder as seguintes questões:
-
O que a carta revela sobre a participação do jovem como sujeito da escola?
-
Quais as iniciativas (programas, projetos, ações) da sua escola que se relacionam ao relato do aluno na carta?
Essa atividade será socializada e
aprofundada no próximo encontro, onde os professores deverão além
da leitura das cartas levarem em conta os dados que permitam conhecer
os aspectos que julgue importantes do perfil social, cultural e
econômico dos alunos matriculados em sua escola. Além disso, a
partir do PPP buscar identificar os princípios propostos pelas novas
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Neto Camorim-
PCA das Ciências Humanas e Orientador de Estudo do Pacto do ensino
Médio do Liceu de Quixeramobim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário