No dia 24 de setembro os professores
do Liceu de Quixeramobim deram início ao estudo do 2º ciclo do pacto pelo
fortalecimento do ensino médio. O tema abordado no encontro 07 foi: “Jovens,
Culturas, identidades e Tecnologias”.
Durante a acolhida foi exibido o
vídeo: “Uma escola entre redes sociais”, produzido em escolas públicas do Rio
de Janeiro, no qual entrevistam alunos e professores e eles debatem a
problemática das redes sociais dentro do contexto escolar; algo constante nas
mais diversas realidades. A partir do vídeo os professores relataram um pouco
das suas experiências ao se confrontarem com essa realidade diariamente em sala
de aula e fizeram algumas reflexões acerca do tema.
Em seguida, foi realizada uma
atividade coletiva, que consistia numa dinâmica do Mito ou Verdade. Foram lidas
algumas afirmativas acerca dos jovens enquanto sujeito no ensino médio; as
representações que os mesmos fazem da escola e as múltiplas culturas e
identidades juvenis, etc. Cada professor recebeu duas tarjetas (mito/verdade) e
foram convidados a levantarem uma das tarjetas quando sugerida pelo orientador
de estudo para justificar por que considerava aquela afirmativa como mito ou
verdade. Foi um momento de discussão bem interessante sobre tais questões.
Depois no intervalo, o estudo teve
continuidade com a atividade “Construindo a Identidade Juvenil”, onde a partir
do slide que mostrava a silhueta de uma pessoa e um ponto de interrogação no
meio, os professores foram estimulados a produzirem tarjetas contendo os
aspectos que constroem a identidade dos jovens de hoje.
Após essa atividade foi exibido o
vídeo “O desafio do passinho”, que apresenta várias crianças e jovens dançando funk nas escolas da periferia carioca.
Após o vídeo foi apresentado o seguinte questionamento: Nossas escolas estão
abertas para o diálogo com as culturas juvenis que envolvem os jovens fora da
escola? Depois se promoveu um debate sobre a realidade mostrada no vídeo e a
das nossas escolas. Em grupos, os professores discutiram que alternativas a
escola desenvolve ou pode desenvolver para aprofundar o relacionamento com
esses jovens em toda a sua complexidade. Em seguida, foi socializado o que foi
produzido.
Para concluir o encontro o
orientador de estudo explicou como será a atividade individual da semana, que
tem como proposta integrar a formação continuada com o trabalho docente. A
atividade consiste na elaboração de um plano de aula contendo uma oficina, uma
dinâmica, um momento em que o jovem possa mostrar-se um pouco mais. Ou seja,
possamos conhecer melhor as construções de identidade desses jovens. No encontro seguinte, esse plano será
entregue para o orientador de estudo para que o mesmo possa fazer uma síntese e
divulgar as principais ideias para o grupo.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas e
Orientador do Pacto do EM no Liceu de Quixeramobim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário