sábado, 27 de setembro de 2014

LICEU DE QUIXERAMOBIM INICIA O ESTUDO DO 2º CICLO DO PACTO DO ENSINO MÉDIO



No dia 24 de setembro os professores do Liceu de Quixeramobim deram início ao estudo do 2º ciclo do pacto pelo fortalecimento do ensino médio. O tema abordado no encontro 07 foi: “Jovens, Culturas, identidades e Tecnologias”.
Durante a acolhida foi exibido o vídeo: “Uma escola entre redes sociais”, produzido em escolas públicas do Rio de Janeiro, no qual entrevistam alunos e professores e eles debatem a problemática das redes sociais dentro do contexto escolar; algo constante nas mais diversas realidades. A partir do vídeo os professores relataram um pouco das suas experiências ao se confrontarem com essa realidade diariamente em sala de aula e fizeram algumas reflexões acerca do tema.
Em seguida, foi realizada uma atividade coletiva, que consistia numa dinâmica do Mito ou Verdade. Foram lidas algumas afirmativas acerca dos jovens enquanto sujeito no ensino médio; as representações que os mesmos fazem da escola e as múltiplas culturas e identidades juvenis, etc. Cada professor recebeu duas tarjetas (mito/verdade) e foram convidados a levantarem uma das tarjetas quando sugerida pelo orientador de estudo para justificar por que considerava aquela afirmativa como mito ou verdade. Foi um momento de discussão bem interessante sobre tais questões.
Depois no intervalo, o estudo teve continuidade com a atividade “Construindo a Identidade Juvenil”, onde a partir do slide que mostrava a silhueta de uma pessoa e um ponto de interrogação no meio, os professores foram estimulados a produzirem tarjetas contendo os aspectos que constroem a identidade dos jovens de hoje.
Após essa atividade foi exibido o vídeo “O desafio do passinho”, que apresenta várias crianças e jovens dançando funk nas escolas da periferia carioca. Após o vídeo foi apresentado o seguinte questionamento: Nossas escolas estão abertas para o diálogo com as culturas juvenis que envolvem os jovens fora da escola? Depois se promoveu um debate sobre a realidade mostrada no vídeo e a das nossas escolas. Em grupos, os professores discutiram que alternativas a escola desenvolve ou pode desenvolver para aprofundar o relacionamento com esses jovens em toda a sua complexidade. Em seguida, foi socializado o que foi produzido.
Para concluir o encontro o orientador de estudo explicou como será a atividade individual da semana, que tem como proposta integrar a formação continuada com o trabalho docente. A atividade consiste na elaboração de um plano de aula contendo uma oficina, uma dinâmica, um momento em que o jovem possa mostrar-se um pouco mais. Ou seja, possamos conhecer melhor as construções de identidade desses jovens.  No encontro seguinte, esse plano será entregue para o orientador de estudo para que o mesmo possa fazer uma síntese e divulgar as principais ideias para o grupo.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas e Orientador do Pacto do EM no Liceu de Quixeramobim.

Nenhum comentário: