sábado, 27 de setembro de 2014

PROJETOS VALOR DO AMANHÃ NA EDUCAÇÃO E ESTUDAR VALE A PENA MOBILIZAM A ESCOLA

 
Vídeo motivacional do Liceu de Quixeramobim das Campanhas Estudar Vale a Pena e Valor do Amanhã na Educação

As campanhas Valor do Amanhã na Educação e Estudar Vale a Pena, desenvolvidos por nossa escola em parceria com Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, desenvolveram uma atividade de mobilização dos alunos em torno da importância do estudo na vida dos nossos jovens. O evento ocorreu no dia 26 de Setembro de 2014 e contou com a participação dos alunos, professores e convidados. Tivemos uma palestra motivacional do Gerente do SESC Ler de Quixeramobim, Hugo Fernandes, abordando a fábula A Cigarra e a Formiga e sua aplicação em nosso cotidiano. Em seguida, alguns profissionais da cidade, dentre eles, o Sr. Luís Carlos, advogado, Marlos Couto, dentista, além do estudante de Direito, Renilson, deram depoimentos sobre suas trajetórias de estudantes de escola pública e como conseguiram entrar na Universidade. Terminamos a confraternização com uma apresentação musical do Professor Sergiane e alunos, a qual integrou ainda mais nossos alunos em torno do tema.





LICEU DE QUIXERAMOBIM INICIA O ESTUDO DO 2º CICLO DO PACTO DO ENSINO MÉDIO



No dia 24 de setembro os professores do Liceu de Quixeramobim deram início ao estudo do 2º ciclo do pacto pelo fortalecimento do ensino médio. O tema abordado no encontro 07 foi: “Jovens, Culturas, identidades e Tecnologias”.
Durante a acolhida foi exibido o vídeo: “Uma escola entre redes sociais”, produzido em escolas públicas do Rio de Janeiro, no qual entrevistam alunos e professores e eles debatem a problemática das redes sociais dentro do contexto escolar; algo constante nas mais diversas realidades. A partir do vídeo os professores relataram um pouco das suas experiências ao se confrontarem com essa realidade diariamente em sala de aula e fizeram algumas reflexões acerca do tema.
Em seguida, foi realizada uma atividade coletiva, que consistia numa dinâmica do Mito ou Verdade. Foram lidas algumas afirmativas acerca dos jovens enquanto sujeito no ensino médio; as representações que os mesmos fazem da escola e as múltiplas culturas e identidades juvenis, etc. Cada professor recebeu duas tarjetas (mito/verdade) e foram convidados a levantarem uma das tarjetas quando sugerida pelo orientador de estudo para justificar por que considerava aquela afirmativa como mito ou verdade. Foi um momento de discussão bem interessante sobre tais questões.
Depois no intervalo, o estudo teve continuidade com a atividade “Construindo a Identidade Juvenil”, onde a partir do slide que mostrava a silhueta de uma pessoa e um ponto de interrogação no meio, os professores foram estimulados a produzirem tarjetas contendo os aspectos que constroem a identidade dos jovens de hoje.
Após essa atividade foi exibido o vídeo “O desafio do passinho”, que apresenta várias crianças e jovens dançando funk nas escolas da periferia carioca. Após o vídeo foi apresentado o seguinte questionamento: Nossas escolas estão abertas para o diálogo com as culturas juvenis que envolvem os jovens fora da escola? Depois se promoveu um debate sobre a realidade mostrada no vídeo e a das nossas escolas. Em grupos, os professores discutiram que alternativas a escola desenvolve ou pode desenvolver para aprofundar o relacionamento com esses jovens em toda a sua complexidade. Em seguida, foi socializado o que foi produzido.
Para concluir o encontro o orientador de estudo explicou como será a atividade individual da semana, que tem como proposta integrar a formação continuada com o trabalho docente. A atividade consiste na elaboração de um plano de aula contendo uma oficina, uma dinâmica, um momento em que o jovem possa mostrar-se um pouco mais. Ou seja, possamos conhecer melhor as construções de identidade desses jovens.  No encontro seguinte, esse plano será entregue para o orientador de estudo para que o mesmo possa fazer uma síntese e divulgar as principais ideias para o grupo.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas e Orientador do Pacto do EM no Liceu de Quixeramobim.

Atividades Artísticas - Pólo de Nenelândia




sexta-feira, 19 de setembro de 2014

6º ENCONTRO DO PACTO ESTUDA OS JOVENS COMO SUJEITOS DO ENSINO MÉDIO



Foi realizado no dia 17 de setembro no Liceu de Quixeramobim, o 6º Encontro do Pacto Para o Fortalecimento do Ensino Médio, que teve como tema “Os Jovens Como Sujeitos do Ensino Médio”.
Durante a acolhida foi trabalhada a música “Não é Sério” de Charles Brown Júnior, com o objetivo de promover uma discussão com os professores estimulando-os a relatar nas suas falas quais os aspectos ressaltados na música que se assemelham ou se distanciam dos jovens que frequentam as salas de aula das escolas públicas. Foi um momento de debate no qual os professores refletiram essa realidade juvenil que desafia o seu fazer pedagógico a cada dia.
Em seguida, foi realizada uma atividade coletiva a partir da exibição do trailer do filme “Somos tão Jovens” que retrata a trajetória da banda de rock Legião Urbana nos anos 80 do século passado, mas que atraiu milhares de jovens ao cinema. O que teria motivado os jovens a assistirem o filme, visto que ele se passa num contexto anterior ao nascimento deles? Tal pergunta gerou muitas discussões principalmente sobre a imagem que a mídia constrói da juventude, tratando os jovens, como alienados e meros consumidores de entretenimento.
Após o intervalo o estudo foi retomado com a apresentação de slides com manchetes de jornais que mostram e focam a juventude como uma fase problemática. Foi ressaltado pelo orientador de estudo Neto Camorim, que levando em conta o contexto educacional atual, não se trata de jogo de culpados, mas existe um contexto que precisa ser levado em consideração ao refletirmos as questões da juventude. Não podemos ver os jovens apenas como alguém sem perspectiva sem compromisso ou como não quer nada. Pois muitas vezes é dessa forma que nos reportamos a eles. Ressaltou o professor.
Para contribuir com o debate foram apresentados os seguintes questionamentos: a) O que motiva nossas juventudes? b) Conhecemos nossos jovens? Essas questões foram refletidas em grupo e depois os professores apresentaram suas considerações na plenária.
Segundo a professora de Filosofia e Sociologia Mônica Fontenele, é importante destacar que juventude é tempo de rasgar e tempo construir paradigmas diante das inquietações e ousadias comuns nessa fase da vida. E enquanto professores não podem ficar desatentos a tais questões em sala de aula.
Após esse momento, foram apresentados os gráficos com os resultados da avaliação da experiência com a oficina “História de Vida”. Os gráficos mostraram que todos consideram importante conhecer um pouco da história de vida do outro para melhorar a integração do grupo e aumentar o conhecimento e produtividade do mesmo. Tendo com base nesses resultados foi apresentado um questionamento para discussão do grupo. Se acreditarmos que conhecer melhor os outros nos ajudará a trabalhar melhor em grupo, o que fazemos/ou poderemos fazer para que possamos conhecer as expectativas, os anseios, as necessidades dos nossos jovens percebendo-os como sujeitos do Ensino Médio? Com essa pergunta foi gerada uma importante discussão no grupo.
Para finalizar o encontro foi realizada uma atividade coletiva onde os professores se reuniram em grupo para construírem coletivamente estratégias ou metas de como “virar o jogo” e construir novos relacionamentos entre professores e os jovens estudantes, utilizando como aliados experiências já vivenciadas nas escolas, mas que precisam ser aprimoradas, como por exemplo, PPDT (Projeto Professor diretor de Turma). Em seguida, os professores socializaram o trabalho produzido.
Como atividade individual do encontro foi sugerida aos professores a realização da leitura dos capítulos 01 e 02 do caderno 02 no ambiente Solar UFC, para no próximo encontro fazer uma exposição oral ou escrita sobre quais outras iniciativas podemos pensar para ampliar o campo de conhecimento sobre quem são eles e elas que estudam e vivem na escola? Tendo como referência o que já foi dito no encontro anterior e a leitura realizada.
Neto Camorim- PCA das CH e Orientador de Estudo do Pacto do EM no Liceu de Quixeramobim.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

EXTENSÃO DE NENELÂNDIA PARTICIPA DO ENCONTRO PROFISSÃO & CARREIRA






A coordenação pedagógica do Liceu de Quixeramobim, representada pelos coordenadores Ivonildo Reis, Luísa Oliveira, Patrícia Saldanha e Francisco Antônio, estiveram reunidos com alunos e professores da extensão rural de Nenelândia, no dia 17 de Setembro de 2014, para o início das oficinas de preparação para o ENEM  com foco na Orientação Profissional. A iniciativa será realizada em todas as turmas de 2º e 3º anos de nossa escola, tendo como material de apoio os fascículos ENEM COM PROFISSÃO & CARREIRA, publicados pela Fundação Demócrito Rocha e Universidade Aberta do Brasil com apoio do Governo do Estado do Ceará.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

5º ENCONTRO DO PACTO DO ENSINO MÉDIO REALIZA ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL


No último dia 10 de setembro foi realizado com os professores do Liceu de Quixeramobim, o 5º encontro do pacto para o fortalecimento do ensino médio, no qual foi estudado o tema Educação integral.
Durante a acolhida o orientador de Estudo Neto Camorim coordenou a dinâmica “minuto de solidariedade”, onde reunidos em grupo cada participante colocou sobre a mesa um objeto que represente e tenha significado no grupo. Depois, no momento de apresentação foram citados todos os objetos escolhidos pelo grupo e destacado aquele que reúne mais características representativas ao grupo.
Em seguida foi realizada uma atividade de estudo coletiva, onde os professores foram convidados a repensarem a sua prática docente, buscando identificar os princípios pedagógicos que norteiam os participantes. Posteriormente, cada professor apresentou individualmente um princípio formativo da sua prática pedagógica na plenária.
Na segunda parte da oficina teve a apresentação de slides a partir das perguntas geradoras: a) O que é educação integral? b) É possível uma educação integral num universo de relações sociais fragmentadas? c) Que ações de educação integral são possíveis de implementar onde nós estamos?
Após a apresentação dos slides aconteceu um compartilhamento das questões para verificar em que medida os princípios listados no início do estudo são semelhantes ou diferentes dos princípios que fundamentam a concepção de educação integral. Houve em seguida as considerações finais das discussões para o grupo pelo orientador de estudo.
Para finalizar o estudo foi realizada uma atividade individual propondo a aplicabilidade da concepção de educação integral no chão da escola, levando em conta os seguintes questionamentos: a) Onde e como eu adquiri o princípio formativo que eu citei no início desta atividade? b) Este princípio é adequado a uma educação integral ou não? c) Que possibilidades e obstáculos tenho encontrado ao agir segundo este princípio?
A partir dessas questões os professores produziram um relatório escrito onde refletiram sobre a educação integral e seus desafios, e depois apresentaram suas idéias e propostas para o grupo.
Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas e OE do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

LICEU DE QUIXERAMOBIM REALIZA ESTUDO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO E PROJETOS PEDAGÓGICOS NO 4º ENCONTRO DO PACTO


No dia 03 de setembro o Liceu de Quixeramobim realizou o 4º encontro do pacto para o fortalecimento ensino médio, que teve como pauta de estudo as diretrizes Curriculares do Ensino Médio e Projetos Pedagógicos.
Durante a acolhida o Orientador de Estudo Neto Camorim, entregou aos professores participantes um texto para reflexão como o título, “Os que ficam”, no qual foi realizada uma leitura compartilhada ligando o texto ao tema da oficina.
Em seguida, foram distribuídos alguns questionamentos para estudo coletivo, onde cada dupla analisou e apresentou suas conclusões em plenária sobre as Novas Diretrizes Curriculares do Ensino Médio, baseado na aprendizagem cooperativa.
Após esse momento, aconteceu à exibição do vídeo UM SALTO PARA O FUTURO sobre as novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. Neste vídeo, professores debatem os desafios que o ensino médio enfrenta no Brasil diante de uma realidade tão diversa e complexa que os jovens brasileiros vivenciam todo dia e a escola não tem sido capaz de construir um currículo compatível com os anseios dessa juventude. Que ao mesmo tempo forme cidadãos, mas também possibilite sua inserção no mercado de trabalho ou na universidade principalmente, ampliando os seus sonhos de construir uma vida mais digna diante de um contexto social, político, cultural e econômico a cada dia mais desafiador aos jovens principalmente.
Depois foi feita a apresentação de slides das Novas diretrizes Curriculares para o ensino Médio: Novas Perspectivas. Momento que foi partilhado com os professores onde os demais fizeram suas intervenções dialogando com as questões apresentadas no vídeo.
No segundo momento da formação o orientador de estudo distribuiu ao grupo de professores algumas cartas de alunos enviam para a UNESCO, onde cada grupo deverá ler e discutir uma carta para responder as seguintes questões:
  1. O que a carta revela sobre a participação do jovem como sujeito da escola?
  2. Quais as iniciativas (programas, projetos, ações) da sua escola que se relacionam ao relato do aluno na carta?
Essa atividade será socializada e aprofundada no próximo encontro, onde os professores deverão além da leitura das cartas levarem em conta os dados que permitam conhecer os aspectos que julgue importantes do perfil social, cultural e econômico dos alunos matriculados em sua escola. Além disso, a partir do PPP buscar identificar os princípios propostos pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas e Orientador de Estudo do Pacto do ensino Médio do Liceu de Quixeramobim.

Desfile 7 de Setembro


Neste ano, o Liceu de Quixeramobim participou do Desfile Cívico de 07 de Setembro com a apresentação da fanfarra e com uma significativa representação de alunos.
Parabéns a todos que participaram!