terça-feira, 20 de maio de 2014

COLETIVO DAS CIÊNCIAS HUMANAS ENCERRA ESTUDO DO REGIMENTO ESCOLAR



No dia 14 de maio o coletivo dos professores das Ciências Humanas encerrou o estudo do Regimento Escolar do Liceu de Quixeramobim, no qual vinha realizando estudo desde o encontro anterior.
Antes de iniciar o estudo foi realizada a acolhida com a leitura do texto: “Quando nada dá certo!”, que relata a história da professora Fernanda. Uma profissional íntegra e dedicada em dar uma boa aula, além de ser estudiosa envolvendo-se em teorias pedagógicas, aprendendo sobre competências e procedimentos para desenvolvê-las. Participa ativamente de seminários e congressos, mas descobre que ainda parece faltar alguma coisa. O que estava faltando em sua aula?
A partir desse questionamento aconteceu um importante debate entre os professores refletindo sobre a prática pedagógica da professora Fernanda abordada no texto.
Em seguida foi retomado o estudo sobre o regimento escolar, abordando as atribuições dos serviços gerais- limpeza, vigilância e portaria. Bem como o conselho escolar destacando as responsabilidades de seus membros e como é feita a composição do mesmo. Também foram estudadas as funções do grêmio estudantil, do regime escolar e das normas de convivência social.
Outros pontos destacados no estudo do regimento foram à organização do ensino, do calendário escolar e de matrícula, do procedimento de transferência e da regularização da vida escolar (reclassificação, aceleração de estudos, avanços e aproveitamento de estudos, complementação curricular e progressão parcial de disciplinas). Além de estudar a organização curricular, o processo de avaliação de aprendizagem, da verificação do rendimento escolar, da frequência, recuperação e certificação. Para concluir foram discutidas as disposições gerais transitórias.
Segundo os professores, estudar o regimento escolar foi um momento importante para conhecer através dele a vida organizacional da escola, além das atribuições, competências e responsabilidades de cada segmento, observando os direitos e deveres de cada um. Sendo necessário o empenho de todos para que a escola possa atender os anseios da comunidade no qual ela está inserida.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas
netocamorim@gmail.com


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