Neste dia 30 de abril o coletivo de
professores das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim, depois de
três encontros sobre o tema, concluiu o estudo do PPP da referida
escola.
Inicialmente, o exibido um pequeno
vídeo abordando a realidade da educação brasileira e suas mais
variáveis contradições e complexidades em busca de resultados
satisfatórios, muitas vezes cobrado com mais veemência do
professor, esquecendo-se de exigir com a mesma força dos outros
agentes envolvidos no processo de educar. Sabemos que educação só
traz bons resultados com a participação, compromisso e
responsabilidades de todos. Principalmente se forem construídas
políticas públicas permanentes avaliando os resultados alcançados.
Foi um momento de debate bem construtivo, com reflexões pertinentes
sobre o papel de educar dentro de um contexto político, econômico,
social e cultural desafiador a cada instante.
Em seguida o estudo foi direcionado
para a conclusão do PPP. Este encontro foi estudado do grupo os
procedimentos de avaliação e recuperação escolar. Além de
discutir, de como acontece no Liceu à progressão parcial de
disciplinas, de acordo com as orientações do Conselho Estadual de
Educação e seus pareceres.
Na segunda parte do encontro foi
abordado a organização e desenvolvimento curricular que a escola
trabalha o ensino médio regular. Nesse momento foi apresentado o
plano de trabalho anual das disciplinas e do Centro de Multimeios,
Laboratórios Escolares de Informática e os projetos desenvolvidos
na escola em parceria com PJFEMI (Projeto Jovem de Futuro e Ensino
Médio Inovador) e o calendário escolar.
Durante as considerações finais do
estudo do PPP, o PCA da área professor Neto Camorim reservou um
espaço para uma roda de conversa onde os professores fizessem uma
avaliação sobre o estudo do Projeto Político Pedagógico da
escola.
O que foi mais destacado na
avaliação é que pela primeira vez estavam tendo oportunidade de
estudar coletivamente e com mais tempo disponível, refletir sobre a
importância do PPP. “A
maioria das vezes que estudamos esse documento é durante a semana
pedagógica no início de cada ano letivo, e de maneira muito
fragmentada e pontual para fazermos algumas alterações. Portanto
esse momento no encontro coletivo onde todas as áreas do
conhecimento também estão estudando o PPP é muito enriquecedor”.
Destacou a professora de Filosofia e Sociologia Mônica Fontenele.
Neto
Camorim- PCA de Ciências
Humanas do Liceu de Quixeramobim
netocamorim@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário