Após realizar estudos
sobre o PPP, o coletivo das Ciências Humanas começou no dia 07 de
maio, durante seu encontro semanal, dedicou-se a estudar o Regimento
Interno do Liceu de Quixeramobim.
Inicialmente o
Coordenador da área, Neto Camorim conduziu a acolhida através da
leitura do texto, “O mar da vida”, onde os professores fizeram
uma reflexão sobre o referido texto associando a sua prática
pedagógica no dia a dia da sala de aula.
Após esse momento, foi
exibido um vídeo sobre “Regimento
Escolar”,
do professor Carlos A. Rodrigues Alves. Neste vídeo foram
apresentadas algumas questões fundamentais que deve constar no
regimento de uma escola. Além de reflexões importantes sobre o
papel da escola na sociedade, que devem ser levado em conta na
construção do regimento escolar.
O vídeo inicia
discutindo, que a escola deve está em constante interação com a
sociedade, levando em consideração que escola e sociedade interagem
de maneira dialética. Portanto precisa de regras e normas claras que
devem ser elaboradas com a participação de todos os envolvido no
processo de ensino-aprendizagem.
Em seguida foi
abordado, o que é regimento escolar? O vídeo destaca que o
regimento é a alma da escola. Esse documento deve ser concretizado
na prática. Não pode ser algo meramente formal com frases e
palavras “bonitas”, sem uma vivência no cotidiano da escola. Por
isso precisa ter objetivo e finalidade bem definida, para que seja
algo, dinâmico, claro e ao mesmo tempo flexível. O regimento
escolar não pode ser uma camisa de força, mas precisa está atento
à flexibilidade que a vida e a sociedade exigem. Deve, portanto, ser
um documento que não possibilite interpretação dúbia. E ao mesmo
tempo, sempre aberto para o novo.
A escola não pode
levantar sonhos e ambições que não sejam condizentes com sua
realidade. Ela deve ser o retrato de uma possibilidade. Ela não pode
prometer a redenção da humanidade, mas suas regras devem está
compatível com a legislação vigente. A Constituição Federal e
LDB.
Para que a escola
desenvolva suas competências e habilidades, ela deve está
organizada regimentalmente e integrada com a família, sociedade e
governo em busca de uma melhor formação do indivíduo, onde todos
devem trabalhar pela educação. Para isso a escola deve está atenta
às mudanças. Pois ela reflete aquilo que sua realidade apresenta.
Sendo necessário para seu bom funcionamento organizacional ter
normas de convivências que reflita a gestão de pessoas e não
apenas de recursos humanos. Destacou o professor Carlos Rodrigues
Alves.
Outro aspecto abordado
no vídeo foi o processo de avaliação. Ele deve ser claro no
regimento. Todos os seguimentos da escola devem ser avaliados, não
só os alunos. Quando o professor, diretor ou os coordenadores
avaliam os alunos eles também estão sendo avaliados. Diante disso
todos os segmentos da escola deve se perguntar. Que tipo de ser
humano e escola quer formar? Ela quer instruir ou construir
conhecimento?
O vídeo também
apresentou os passos de como se elaborar e construir coletivamente um
regimento escolar. Segundo o professor Carlos Rodrigues, muitas
escolas ainda não têm. E quando eles existem, muitas vezes não foi
construído de maneira democrática com a participação de todos os
setores da escola e muito menos com a comunidade na qual ela está
inserida.
Depois da exibição do
vídeo foi iniciado o estudo do regimento escolar do Liceu, onde os
aspectos apresentados, como a identificação e localização da
escola, a organização da vida escolar e técnica administrativa,
direitos e deveres da coordenação escolar, direção, alunos e
professores foram debatidos e comparados com as reflexões que o
vídeo assistido apresenta sobre como deve ser a dinâmica e
organização do regimento escolar de uma escola que precisa dar
respostas satisfatórias a sociedade no qual ela está inserida.
Aí está a importância
que o regimento escolar deve ter. Ele é o retrato de uma escola e
deve ser elaborado com a participação por todos os agentes em busca
de uma educação de qualidade no qual sempre falamos, mas que
precisa de um maior compromisso de todos os segmentos responsáveis
pela educação. Principalmente dos governos que devem construir
políticas públicas permanentes e não apenas no período no qual
estão na gestão. Comentou o professor Neto Camorim.
Até o próximo
encontro, onde dado continuidade o estudo sobre regimento interno.
Neto
Camorim -
PCA de Ciências Humanas
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