terça-feira, 13 de maio de 2014

AREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS INICIA ESTUDO DO REGIMENTO ESCOLAR





Após realizar estudos sobre o PPP, o coletivo das Ciências Humanas começou no dia 07 de maio, durante seu encontro semanal, dedicou-se a estudar o Regimento Interno do Liceu de Quixeramobim.
Inicialmente o Coordenador da área, Neto Camorim conduziu a acolhida através da leitura do texto, “O mar da vida”, onde os professores fizeram uma reflexão sobre o referido texto associando a sua prática pedagógica no dia a dia da sala de aula.
Após esse momento, foi exibido um vídeo sobre “Regimento Escolar”, do professor Carlos A. Rodrigues Alves. Neste vídeo foram apresentadas algumas questões fundamentais que deve constar no regimento de uma escola. Além de reflexões importantes sobre o papel da escola na sociedade, que devem ser levado em conta na construção do regimento escolar.
O vídeo inicia discutindo, que a escola deve está em constante interação com a sociedade, levando em consideração que escola e sociedade interagem de maneira dialética. Portanto precisa de regras e normas claras que devem ser elaboradas com a participação de todos os envolvido no processo de ensino-aprendizagem.
Em seguida foi abordado, o que é regimento escolar? O vídeo destaca que o regimento é a alma da escola. Esse documento deve ser concretizado na prática. Não pode ser algo meramente formal com frases e palavras “bonitas”, sem uma vivência no cotidiano da escola. Por isso precisa ter objetivo e finalidade bem definida, para que seja algo, dinâmico, claro e ao mesmo tempo flexível. O regimento escolar não pode ser uma camisa de força, mas precisa está atento à flexibilidade que a vida e a sociedade exigem. Deve, portanto, ser um documento que não possibilite interpretação dúbia. E ao mesmo tempo, sempre aberto para o novo.
A escola não pode levantar sonhos e ambições que não sejam condizentes com sua realidade. Ela deve ser o retrato de uma possibilidade. Ela não pode prometer a redenção da humanidade, mas suas regras devem está compatível com a legislação vigente. A Constituição Federal e LDB.
Para que a escola desenvolva suas competências e habilidades, ela deve está organizada regimentalmente e integrada com a família, sociedade e governo em busca de uma melhor formação do indivíduo, onde todos devem trabalhar pela educação. Para isso a escola deve está atenta às mudanças. Pois ela reflete aquilo que sua realidade apresenta. Sendo necessário para seu bom funcionamento organizacional ter normas de convivências que reflita a gestão de pessoas e não apenas de recursos humanos. Destacou o professor Carlos Rodrigues Alves.
Outro aspecto abordado no vídeo foi o processo de avaliação. Ele deve ser claro no regimento. Todos os seguimentos da escola devem ser avaliados, não só os alunos. Quando o professor, diretor ou os coordenadores avaliam os alunos eles também estão sendo avaliados. Diante disso todos os segmentos da escola deve se perguntar. Que tipo de ser humano e escola quer formar? Ela quer instruir ou construir conhecimento?
O vídeo também apresentou os passos de como se elaborar e construir coletivamente um regimento escolar. Segundo o professor Carlos Rodrigues, muitas escolas ainda não têm. E quando eles existem, muitas vezes não foi construído de maneira democrática com a participação de todos os setores da escola e muito menos com a comunidade na qual ela está inserida.
Depois da exibição do vídeo foi iniciado o estudo do regimento escolar do Liceu, onde os aspectos apresentados, como a identificação e localização da escola, a organização da vida escolar e técnica administrativa, direitos e deveres da coordenação escolar, direção, alunos e professores foram debatidos e comparados com as reflexões que o vídeo assistido apresenta sobre como deve ser a dinâmica e organização do regimento escolar de uma escola que precisa dar respostas satisfatórias a sociedade no qual ela está inserida.
Aí está a importância que o regimento escolar deve ter. Ele é o retrato de uma escola e deve ser elaborado com a participação por todos os agentes em busca de uma educação de qualidade no qual sempre falamos, mas que precisa de um maior compromisso de todos os segmentos responsáveis pela educação. Principalmente dos governos que devem construir políticas públicas permanentes e não apenas no período no qual estão na gestão. Comentou o professor Neto Camorim.
Até o próximo encontro, onde dado continuidade o estudo sobre regimento interno.
Neto Camorim - PCA de Ciências Humanas

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