A área das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim realizou no dia 02 de outubro, o terceiro encontro para estudar a avaliação da aprendizagem. Esse encontro teve como objetivo estudar a avaliação focando as reflexões a partir do que diz a LDB-9394/96- Lei de Diretrizes e Bases da Educação sobre ponto de vista legal, seus aspectos mais pertinentes sobre o tema.
Durante a
acolhida o
coordenador da
área, Prof.
Neto Camorim,
apresentou alguns
slides que
destacava a
seguinte indagação:
Avaliação:
premiação ou
punição?
Baseado nessa
questão aconteceu
uma importante
reflexão coletiva,
onde os
professores colocaram
as suas
opiniões.
Depois desse
momento introdutório,
foi realizada
a leitura
comentada do
texto: “Avaliação
na Lei
de Diretrizes
e Bases-
LDB 9394/96”,
focando no
artigo 24,
onde destaca
alguns pontos
centrais sobre
a avaliação,
tais como:
- A avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno;
- A prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período de eventuais provas finais;
- A possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado;
- O aproveitamento de estudos concluídos com êxito;
- A obrigatoriedade de estudos de recuperação de preferência paralela ao período letivo;
- A inovação pedagógica para se garantir a aprendizagem dos estudantes.
A
partir do estudo do texto foram apresentadas e refletidas algumas
questões:
- Por que será que grande parte das escolas continua priorizando os resultados da avaliação como se estes fossem o retrato do processo de aprendizagem dos alunos, privilegiando o quantitativo em detrimento da formatividade do processo?
- Como avaliar não é medir, quando podemos afirmar que os alunos conseguiram obter um bom aproveitamento escolar?
Na
visão de
DAVIS e
ESPÓSITO (1990),
“o
aproveitamento
é a
apropriação
que se
faz daquilo
que a
escola pretende
ensinar”.
Elas chamam
a atenção
para os
objetivos da
escolarização e
sua estreita
vinculação com
o que
se conceitua
sobre aproveitamento
escolar.
Com
as contribuições
de PERRENOUD
(1993,1999), foi
sintetizado alguns
elementos que
caracterizam uma
avaliação formativa,
e assim
dialogar sobre
alguns pontos
para se
construir instrumentos
da avaliação.
- Mudar a avaliação é fácil de dizer e tentativas são feitas, mas difícil mesmo é permitir que “mexam na minha avaliação”;
- A questão central é a natureza das mudanças que devem ocorrer na escola, nos processos educativos dentro e fora da instituição, na própria sala de aula. Nem todas as mudanças têm o mesmo valor democrático;
- Uma avaliação formativa ajuda o aluno a aprender e o professor a ensinar.
Outra
questão abordada
no estudo
foi à
importância que
deve ter
o contrato
didático dar
na reconstrução
de práticas
educativo-avaliativas.
Segundo
PERRENOUD (1999),
existe a
necessidade de
se elaborar
um contrato
didático para
garantir o
essencial do
processo pedagógico.
Aprender e
ensinar, na
perspectiva de
formação plena
dos alunos
e dos
professores, numa
postura democrática.
No contrato
didático, devem
ser explicitados
os acordos
coletivos para
a criação
de um
clima favorável
às aprendizagens.
Nele devem
ser focados
nas competências
e habilidades
a serem
trabalhadas com
os alunos,
bem como
as diretrizes
curriculares, as
técnicas e
instrumentos de
avaliação necessários
ao êxito
e da
aprendizagem.
Reconhecemos
que são
muitas as
dificuldades para
se desenvolver
uma avaliação
formativa. Mas
acreditamos que
um coletivo
pedagógico forte
pode concretizar
muitas ações
para construí-la.
E a
LDB pode
contribuir muito
para isso.
Para tanto
é necessário
estudá-la.
Dando
seqüencia ao
estudo, foi
realizada leitura
da fábula-
“A
Escola dos
Bichos”,
onde foi
discutida a
diferença entre
medir e
avaliar e
as conseqüências
de se
priorizar o
quantitativo em
detrimento do
qualitativo em
educação. Esta
fábula possibilitou
os professores
refletirem a
sua prática
avaliativa.
Outro
ponto estudado
nesse encontro
foi às
técnicas e
instrumentos de
avaliação do
aproveitamento escolar.
Elas contribuem
significativamente para
a elaboração
de uma
avaliação formativa
e emancipadora.
Mas para
que ela
aconteça é
necessária uma
fundamentação teórica,
uma base
técnica que
possa auxiliar
na sua
concretização como
prática educativa
na sala
de aula
e em
outros espaços
da escola.
Uma
das principais técnicas de avaliação é a observação. Ela é tão
importante e indispensável que sem ela, seria impossível avaliar
numa perspectiva formativa e amancipadora.
Para
concluir o
encontro foi
exibido o
vídeo: Avaliação
de
Aprendizagem-
com o
professor Celso
Antunes. Após
a sua
apresentação foram
sintetizados alguns
aspectos considerados
importantes no
vídeo, para
a formação
dos professores
no que
diz respeito
à avaliação.
Segundo
Celso Antunes,
a vida
é um
processo permanente
de avaliação.
Ela está
presente em
todos os
momentos de
nossa vida,
e faz
parte da
rotina da
escola. Em
seguida destacou
na sua
fala. O
que é
avaliar? O
que avaliamos
é pertinente
a vida
do aluno?
Muitas vezes
ensinamos porque
está no
programa. Aquele
conteúdo estudado,
não permite
ao aluno
compreender seu
espaço de
sociabilidade e
nem ajuda
ele construir
habilidades para
resolver problemas.
E o
professor muitas
vezes, não
está atento
para observar
tais questões.
Outro
aspecto destacado
por Celso
Antunes, é
que ao
avaliar o
professor deve
aceitar as
diferentes respostas.
Para tanto
é necessário
conhecer as
diferenças de
seus alunos.
Muitas vezes
eles têm
compreensões e
entendimentos diferentes.
E a
beleza de
aprender está
na diversidade.
Não existe
uma única
forma de
aprender e
de avaliar.
Inúmeras vezes
a avaliação
não é
vista como
algo dos
resultados significativos
da aprendizagem
doa alunos,
mas é
transformada num
funil de
exclusão.
A
escola precisa caminhar para avaliações mais abrangentes. Portanto
precisa urgentemente discutir com maior profundidade a avaliação.
Será que vala apenas avaliar o saber escolar? O problema da
avaliação está muitas vezes centrado em avaliar aquilo que de fato
deve ser avaliado? Os alunos dever ser avaliado no âmbito de suas
competências e habilidades mais amplas, que envolva outros
referenciais importantes em busca da melhoria de sua aprendizagem.
Neto
Camorim-
PCA das
Ciências Humanas-
Liceu de
Quixeramobim
netocamorim@gmail.com
Um comentário:
Parabéns ao grande Prof. Neto Camorim.
Momentos valiosos de aprendizagem coletiva.
PROF.JR
Pca de Linguagens,Códigos do Liceu de Camocim
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