No dia 16 de outubro o coletivo das Ciências Humanas
realizou, durante seu encontro semanal, mais um estudo sobre avaliação
da aprendizagem. O tema abordado foi a diferença entre o discurso
oficial e a prática docente, a partir do artigo da professora Sandra
Maria Coelho, mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará
(UFC), que estuda um caso específico na Escola de Ensino Fundamental
e Médio João Mattos.
A referida pesquisa apresenta as dificuldades referentes
à formação dos docentes em avaliação, além das dificuldades
institucionais, principalmente:
- Fragmentação do trabalho entre os profissionais responsáveis pela elaboração das propostas avaliativas da SEDUC e os encarregados por sua execução;
- Falta de condição de trabalho favorável à implementação das mudanças avaliativas;
- Ausência de recursos adequados para motivar a superação das dificuldades do aluno no processo de ensino e aprendizagem.
Outro
aspecto discutido no artigo foi à reação dos docentes as propostas
avaliativas implementadas pela SEDUC. Segundo os professores
entrevistados, a melhoria da avaliação de aprendizagem do educando
mediante o diagnóstico, planejamento e contretização de ações de
intervenção, eles reconhece que, na prática, estão distantes de
objetivarem essas funções. O fazer docente se distanciam das
propostas avaliativas da SEDUC, necessitando de um redimensionamento
ou a constituição de uma prática avaliativa de melhor qualidade,
que venha a superar esses desafios no cenário educacional. Destacou
a professora.
Após
o estudo e reflexão do texto, foi aberto um espaço no encontro para
colher sugestões de temas e preparativos da Mostra de Ciência e
Cultura da escola que será realizada em novembro, bem como para as
comemorações da semana da consciência negra.
Neto
Camorim- PCA das Ciências Humanas- Liceu de
Quixeramobim.
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