terça-feira, 22 de outubro de 2013

COLETIVO DAS CIÊNCIAS HUMANAS REALIZA ESTUDO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ENTRE O DISCURSO OFICIAL E A PRÁTICA DOCENTE



No dia 16 de outubro o coletivo das Ciências Humanas realizou, durante seu encontro semanal, mais um estudo sobre avaliação da aprendizagem. O tema abordado foi a diferença entre o discurso oficial e a prática docente, a partir do artigo da professora Sandra Maria Coelho, mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), que estuda um caso específico na Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos.
A referida pesquisa apresenta as dificuldades referentes à formação dos docentes em avaliação, além das dificuldades institucionais, principalmente:
  • Fragmentação do trabalho entre os profissionais responsáveis pela elaboração das propostas avaliativas da SEDUC e os encarregados por sua execução;
  • Falta de condição de trabalho favorável à implementação das mudanças avaliativas;
  • Ausência de recursos adequados para motivar a superação das dificuldades do aluno no processo de ensino e aprendizagem.
Outro aspecto discutido no artigo foi à reação dos docentes as propostas avaliativas implementadas pela SEDUC. Segundo os professores entrevistados, a melhoria da avaliação de aprendizagem do educando mediante o diagnóstico, planejamento e contretização de ações de intervenção, eles reconhece que, na prática, estão distantes de objetivarem essas funções. O fazer docente se distanciam das propostas avaliativas da SEDUC, necessitando de um redimensionamento ou a constituição de uma prática avaliativa de melhor qualidade, que venha a superar esses desafios no cenário educacional. Destacou a professora.
Após o estudo e reflexão do texto, foi aberto um espaço no encontro para colher sugestões de temas e preparativos da Mostra de Ciência e Cultura da escola que será realizada em novembro, bem como para as comemorações da semana da consciência negra.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas- Liceu de Quixeramobim.

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