segunda-feira, 3 de agosto de 2015

ENCONTRO 16 REALIZA AVALIAÇÃO DA 1ª E 2ª ETAPA DO PACTO DO ENSINO MÉDIO





No dia 01 de julho o Liceu de Quixeramobim, turma do Orientador de Estudo, Neto Camorim, realizou a avaliação da 1ª e 2ª etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e encerramento das atividades da 2ª etapa.
Inicialmente foi realizada uma acolhida com o texto “O jardim e o jardineiro” de Rubem Alves, onde as pessoas do grupo fecharam os olhos por um instante, e imaginaram-se num jardim. Foi pedido que observassem a diversidade, os detalhes e busquem uma flor diferente, fixando seu olhar sobre ela.
    Passados alguns minutos, foi distribuídos folhas e lápis de cor para que cada pessoa desenhe e pinte essa flor diferente como a percebeu/imaginou. Em seguida foi sugerido para que troquem o desenho com o colega, conversando sobre ele: o que imaginou e o que sentiu ao criá-lo. Se foi fácil/difícil pensar nesse jardim/flor.
    Listar com o grupo as idéias e sentimentos que apareceram e relacioná-las com o dia a dia escolar; com as belezas e dificuldades que aparecem, uma vez que tal como um jardim, a escola é o lugar da diversidade. Feita de pessoas/culturas diferentes que precisam conviver por muito tempo num mesmo espaço, como vamos valorizá-las? Que sementes/cuidados está precisando nosso jardim? Que compromissos pessoais e coletivos podem assumir no cuidado deste jardim? Após debate a dinâmica foi finalizada com a música: Semente do Amanhã - Gonzaguinha.
Sequenciando o encontro foi realizada a atividade de estudo coletiva, com a apresentação do programa Excel e suas possibilidades de contribuição no trabalho do professor, enfatizando as possibilidades que o ele pode ter ao usá-lo para cálculo de médias aritméticas, elaboração de gráficos e tabelas com o objetivo de obter rendimentos das suas turmas ou outras possibilidades de análises.
Na segunda parte do encontro foi realizada a avaliação da 1ª e 2ª etapa do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Nessa atividade os professores cursistas receberam um instrumental para fazerem a avaliação acerca das atividades, conteúdos, organização, infraestrutura e trabalho desenvolvido pela equipe, respondendo um questionário para que possamos melhor avaliar o trabalho desenvolvido e planejar ações futuras.
Para finalizar o orientador de estudo fez os agradecimentos a turma por esse período de aprendizagem coletiva que as formações do pacto do ensino médio proporcionaram a todos no chão da escola e apontou caminhos para se redimensionar o ensino médio focado em um fazer pedagógico em que os jovens estudantes sejam de fato protagonistas e construtores de uma escola que valorize sua realidade social e cultural integrando os saberes.
Em seguida o orientador explicou a atividade individual de reflexão e ação que deve se resolvida pelos professores. Veja a seguir:
Durante a 1ª e 2ª etapa do pacto nacional do ensino médio tivemos a oportunidade refletir o nosso fazer pedagógico através da formação no qual apontou caminhos para uma reconstrução curricular integrada levando em conta a realidade de cada escola, tendo o aluno como sujeito com direito a aprendizagem. Baseado nessa questão produza um comentário de auto-avaliação sobre sua participação no pacto do ensino médio e como essas formações contribuíram para o seu trabalho em sala de aula.
Façam o registro das suas ideias e socializem com os demais professores, publicando-as no portfólio do Ciclo VI na plataforma do Solar.
Neto Camorim – OEs do Pacto do Ensino Médio – Liceu de Quixeramobim

Nenhum comentário: