segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

PROFESSORES DO LICEU REALIZAM ESTUDO SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO 15º ENCONTRO DO PACTO DO EM.







No último dia 10 de dezembro, os professores do Liceu de Quixeramobim, realizaram o 15º encontro do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio. Este encontro teve como tema, “Gestão democrática da educação e gestão democrática da escola: A direção da escola e a gestão democrática”.
Inicialmente, na acolhida, foi realizada a dinâmica “a fuga dos quadrados”. Momento de integração e reflexão no grupo para entender a importância de se trabalhar na escola buscando o apoio de todos e valorizando as competências e habilidades do grupo, mesmo reconhecendo que temos limitações. O fundamental é entender que para conseguirmos uma melhor aprendizagem dos alunos no ensino médio, pois são tantos desafios, devemos sempre trabalhar em rede.
Dando continuidade o encontro, durante a atividade de estudo coletiva, tivemos a presença do diretor da escola Francisco Roberto de Carvalho (Betinho), que durante uma hora, relatou sua experiência enquanto gestor, numa perspectiva de gestão democrática, como propõe o tema do encontro. Foi um momento importante para os professores perceberem qual é a visão do diretor acerca da gestão democrática e também ele ouvir a percepção deles.
Na segunda parte no encontro foi realizado um estudo, onde os professores ficaram divididos em 03 grupos e fazerem a leitura dos capítulos 01 e 02 do caderno 05 da material do pacto para discutirem e responderem os seguintes questionamentos:
  1. As eleições para diretor garantem a democracia na escola?
  2. É fácil fazer a gestão democrática?
  3. Quem começa a fazer a gestão democrática?
Após o estudo de grupo, cada equipe escolheu uma questão acima para apresentar. Enquanto um grupo apresentava o outro parafraseava a questão explicada. Foi muito proveitoso esse momento para a reflexão do quanto é importante à participação de todos na construção de uma gestão democrática.
Para finalizar o encontro o orientador de estudo, Neto Camorim, explicou a atividade que deve ser realizada pelos professores e socializada no encontro seguinte. Eles devem se juntar com outros colegas e fazerem um levantamento de situações vividas na escola pelos participantes do grupo que poderiam ser objeto de discussões sistemáticas e de decisões tomadas coletivamente em benefício da escola.
Até o próximo encontro!
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas e OEs do Pacto do EM no Liceu de Quixeramobim

Nenhum comentário: