segunda-feira, 5 de maio de 2014

COLETIVO DAS CIÊNCIAS HUMANAS CONCLUI ESTUDO DO PPP

Neste dia 30 de abril o coletivo de professores das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim, depois de três encontros sobre o tema, concluiu o estudo do PPP da referida escola.
Inicialmente, o exibido um pequeno vídeo abordando a realidade da educação brasileira e suas mais variáveis contradições e complexidades em busca de resultados satisfatórios, muitas vezes cobrado com mais veemência do professor, esquecendo-se de exigir com a mesma força dos outros agentes envolvidos no processo de educar. Sabemos que educação só traz bons resultados com a participação, compromisso e responsabilidades de todos. Principalmente se forem construídas políticas públicas permanentes avaliando os resultados alcançados. Foi um momento de debate bem construtivo, com reflexões pertinentes sobre o papel de educar dentro de um contexto político, econômico, social e cultural desafiador a cada instante.
Em seguida o estudo foi direcionado para a conclusão do PPP. Este encontro foi estudado do grupo os procedimentos de avaliação e recuperação escolar. Além de discutir, de como acontece no Liceu à progressão parcial de disciplinas, de acordo com as orientações do Conselho Estadual de Educação e seus pareceres.
Na segunda parte do encontro foi abordado a organização e desenvolvimento curricular que a escola trabalha o ensino médio regular. Nesse momento foi apresentado o plano de trabalho anual das disciplinas e do Centro de Multimeios, Laboratórios Escolares de Informática e os projetos desenvolvidos na escola em parceria com PJFEMI (Projeto Jovem de Futuro e Ensino Médio Inovador) e o calendário escolar.
Durante as considerações finais do estudo do PPP, o PCA da área professor Neto Camorim reservou um espaço para uma roda de conversa onde os professores fizessem uma avaliação sobre o estudo do Projeto Político Pedagógico da escola.
O que foi mais destacado na avaliação é que pela primeira vez estavam tendo oportunidade de estudar coletivamente e com mais tempo disponível, refletir sobre a importância do PPP. “A maioria das vezes que estudamos esse documento é durante a semana pedagógica no início de cada ano letivo, e de maneira muito fragmentada e pontual para fazermos algumas alterações. Portanto esse momento no encontro coletivo onde todas as áreas do conhecimento também estão estudando o PPP é muito enriquecedor”. Destacou a professora de Filosofia e Sociologia Mônica Fontenele.
Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim
netocamorim@gmail.com

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