quinta-feira, 21 de novembro de 2013

CIÊNCIAS HUMANAS ENCERRAM ESTUDOS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM TEXTO DE CIPRIANO LUCKESI






No último dia 13 de novembro os professores da área das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim, após três encontros estudando Libras, encerraram o estudo sobre avaliação da aprendizagem, no qual vinham estudando, mais tinham paralisado para realizarem as oficinas de Língua Brasileira de Sinais. Neste último encontro coletivo sobre avaliação foi estudado o texto de Luckesi: “Planejamento e Avaliação na Escola: Articulação e necessária determinação ideológica”.
Esse texto trata da importância do planejamento que deve está comprometido com uma teoria que orienta a ação da avaliação, focando a intencionalidade da ação humana em função de construir resultados e não agir aleatoriamente.
Luckesi ressalta que o planejamento dever ter um comprometimento ideológico. Portanto, não é neutro, mas ideologicamente comprometido, independente de quais sejam e de que nível de consciência esteja.
O autor também enfatiza que o planejamento nas escolas de uma maneira geral, tem sido um modo de operacionalizar o uso de recursos. Sejam eles materiais, financeiros, humanos ou didáticos. Com raras exceções o planejamento escolar tem refletido em melhorias de como trabalhar a avaliação. Ela deveria ser compreendida como uma crítica do percurso de uma ação. Enquanto o planejamento dimensiona o que vai construir a avaliação subsidia essa construção porque fundamenta novas decisões. Destacou Luckesi.
Segundo os professores, estudar o tema avaliação da aprendizagem foi muito valioso. A avaliação é uma ferramenta da qual o ser humano não se livra. Ela faz parte de seu modo de agir, e por isso, é necessário que seja realizada da melhor maneira possível na escola, buscando o aperfeiçoamento do saber pedagógico em sala de aula.
Para finalizar o PCA da área Neto Camorim, fez algumas considerações e foi realizada uma breve avaliação do estudo sobre a temática avaliação da aprendizagem.
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim

Nenhum comentário: