terça-feira, 17 de setembro de 2013

CIÊNCIAS HUMANAS INICIAM ESTUDOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM






No último dia 11 de setembro o coletivo dos professores das Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim iniciou estudos sobre Avaliação de Aprendizagem.
Durante o momento de acolhida, coordenado pela professora Suerlânia Oliveira, foi apresentado o vídeo: Aprendi- Baseado no texto e imagens de Charles Chaplin. Após a exibição a mensagem do vídeo foi socializada pelos professores.
Na primeira parte do encontro foi realizada uma avaliação da escola pelo coletivo dos professores da área baseada em três questões.
  1. O que aponta de positivo em minha escola?
  2. O que aponta de negativo em minha escola?
  3. Como posso ajudar na superação das dificuldades?
Em seguida aconteceu estudo do texto: “Marco Referencial da Avaliação da Aprendizagem”, da professora Maria Elisabeth Pereira Kraener.
Em linhas gerais o referido texto analisa que na avaliação da aprendizagem o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico. A avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes.
Segunda a professora Elisabeth, “o grande desafio para construir novos caminhos é uma avaliação com critérios de entendimento reflexivo, conectado, compartilhado e autonomizador no processo ensino/aprendizagem. Dessa forma, estaremos formando cidadãos conscientes, críticos, criativos, solidários e autônomos”. Destacou.
Na última parte do encontro, aconteceu um estudo em grupo a partir da leitura do texto: Avaliação Educacional. Caderno- Ceará- guia de estudo- Avaliação Continuada, com duas questões para analisar.
  1. O que é avaliar?
  2. Para que avaliar?
Após as análises do grupo foram realizado as considerações finais de estudo pela coordenação e em seguida o encerramento do encontro com uma avaliação.
Até o próximo encontro!
Neto Camorim- PCA das Ciências Humanas
netocamorim@gmail.com

Nenhum comentário: