segunda-feira, 24 de junho de 2013

CIÊNCIAS HUMANAS CONCLUEM ESTUDOS SOBRE INDISCIPLINA EM SALA DE AULA




       No dia 19 de junho, o coletivo dos professores de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim, concluiu o estudo que vinha sendo realizado há suas semanas sobre indisciplina em sala de aula.
        Neste último encontro sobre o tema, inicialmente na acolhida realizada pela coordenação, foi apresentado o vídeo, “A confusão das regras no combate à indisciplina”, da professora Ana Aragão. Após exibição, o vídeo foi discutido pelos professores.
       Em seguida teve continuidade o estudo do livro: “Professor bonzinho, aluno difícil”, de Celso Antunes, onde foram estudados alguns casos de alunos disciplinarmente difíceis e ao mesmo tempo, pensando estratégias na condução desses casos apontados no livro.
       Segundo Celso Antunes, “o importante não é verificar em sala de aula se existe este ou aquele caso, mas usar as referências e propostas de condução, adaptando-a a situações específicas, criando exemplos a partir de experiências novas que, certamente, não são literalmente idênticas aos modelos escolhidos”. Portanto, não podemos enquanto educador generalizar ou rotular os alunos a partir dos casos no qual nos deparamos todos os dias em sala de aula. Cada um tem sua especificidade, daí a necessidade de estudar mais o tema para tentar resolvê-los.
        Durante o estudo na última parte do livro de Celso Antunes, o autor levanta o seguinte questionamento. Você tem o perfil correto para cuidar de casos específicos de indisciplina? São reflexões e sugestões, de como o professor deve analisar se ele se identifica ou não com as questões apontadas pelo autor, para trabalhar melhor os casos de indisciplinas.
    Para finalizar o estudo foram analisados no grupo, alguns passos considerados certos, segundo o autor, na condução dos casos de indisciplinas nas escolas. É importante ressaltar que as normas relacionadas para uma boa gestão da disciplina em sala de aula não estão propostas em ordem de importância, mesmo por que esta depende de situações muito particulares. Por isso o professor deve está atento. Os passos ou normas sugeridas ou selecionadas pelo professor durante o estudo, eles são de acordo com a natureza e características dos problemas disciplinares apresentados, elas podem ajudar a resolver parte dos problemas gerados pela indisciplina na escola, mas nunca eles serão eliminados por completo.
        Os encontros do coletivo de professores das ciências humanas retomam em agosto.


Neto Camorim- PCA de Ciências Humanas do Liceu de Quixeramobim

Nenhum comentário: