quarta-feira, 27 de março de 2013

CIÊNCIAS HUMANAS CONTINUAM COM O ESTUDO SOBRE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ENFOCANDO O CONHECIMENTO POR DISCIPLINAS




Foi realizado no dia 20 de março, na sala de multimeios do Liceu de Quixeramobim, mais um encontro para estudo coletivo da área das Ciências Humanas e suas Tecnologias, seguindo as diretrizes dos PNCs para o Ensino Médio.
Inicialmente, o coordenador da área, Prof. Neto Camorim, realizou uma acolhida, onde distribuiu aos professores um pequeno texto:Os dez mandamentos do professor-líder. Em seguida, cada um escolheu um mandamento e comentou no grupo.
Após esse momento introdutório, foi dado início o encontro da semana, tendo continuidade o estudo sobre as habilidades e competências, mas desta vez, direcionando os conhecimentos para as disciplinas da área.
Neste momento, de maneira individual realizou-se o estudo do texto por disciplina enfocando o seguinte questionamento: Por que ensinar História, Geografia, Ciências sociais e Filosofia? Ao final da leitura cada professor produziu uma síntese do material estudado, para em seguida realizar sua apresentação no grupo, socializando suas idéias no coletivo.
Para finalizar, o coordenador pediu aos professores que realizassem uma avaliação do encontro, destacando os aspectos relevantes, crítica e sugestões. Para o professor de geografia, Ciro Barbosa da Silva, a importância de aprofundar o conhecimento por disciplina e depois contextualizar para todo o grupo é fundamental, pois assim temos mais oportunidade de compreender a relação interdisciplinar, casa vez mais necessária para a formação do professor e do educando, diante dos desafios educacionais do século XXI. Destacou.
Até o próximo encontro, onde será estudado,o que e o como ensinar história, geografia, sociologia e filosofia? Ainda enfatizando as competências e habilidades para o ensino médio.


Neto Camorim PCA Ciências Humanas- Liceu de Quixeramobim
netocamorim@gmail.com

Nenhum comentário: