terça-feira, 14 de outubro de 2014

PACTO DO ENSINO MÉDIO REALIZA ESTUDO SOBRE O ENEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR






Nos dias 07 e 08 de outubro o Liceu de Quixeramobim realizou com seus professores o encontro 12 do pacto pelo fortalecimento do ensino médio. O tema em estudo foi o ENEM: desafios e possibilidades de integração curricular.
Inicialmente, durante a acolhida foi exibido o vídeo: Pipoca do Valdir, tentando relacionar o vídeo ao tema de estudo procurando perceber os desafios e possibilidades de discutir integração curricular associado ao Enem no chão da escola.
Depois desse momento foi realizada a atividade de estudo coletiva a partir da apresentação de slides e discussão com os seguintes questionamentos:
1)      Como os alunos compreendem o ENEM?
2)      Qual o grau de importância que os professores atribuem ao ENEM?
3)      Qual a importância do ENEM para a discussão sobre integração curricular no ensino médio?
4)      Para que serve o ENEM?
Além do estudo baseado nas questões acima, foram apresentados explicações pelo orientador de estudo Neto Camorim e pelo professor de matemática e coordenador escolar do Liceu Francisco Antonio, sobre o TRI (Teoria de Resposta ao Item), como são elaboradas e testadas às questões do Enem, bem como alguns gráficos sobre a participação do Ceará e seus resultados no Enem nos últimos 03 anos.
Finalizada a apresentação e debate sobre as perguntas, os professores foram organizados em duplas para realizarem outra atividade coletiva de acordo com a organização da oficina. Nesta atividade foram discutidas as seguintes questões:
1)      O que significa área do Conhecimento?
2)      Como as aulas podem ser estruturadas em eixos ou dimensões e não em conteúdos?
3)      Qual a diferença do conceito de habilidades/competências e educação integral/multidimensional?
4)      O ENEM representa a indução pelo fim das disciplinas?
5)      Como a escola vem apoiando os professores para promover a integração curricular?
Cada dupla recebeu uma tarjeta com sua respectiva pergunta para refletirem sobre sua questão e depois cada grupo apresentou o resultado de seu estudo na plenária.
Para finalizar o estudo foram realizadas as considerações finais pelo orientador e em seguida foi explicada a atividades individual que deverá ser feita pelos professores. Eles farão a leitura da aula 04, caderno 06- avaliações externas: novos desafios e tensões, no Solar e depois deverão postar algum comentário no ambiente virtual, contribuindo nas discussões a cerca da leitura sugerida. Além disso, os professores devem consultar os seguintes sites: www.seduc.ce.gov.br e www.sistemaespeciais.inep.gov.br/enemmediasescolares, buscando fazer uma análise dos resultados do ENEM 2011 e 2012.
Neto Camorim- PCA das CH e Orientador de Estudo do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim.

Nenhum comentário: