Nos dias 07 e 08 de outubro o Liceu
de Quixeramobim realizou com seus professores o encontro 12 do pacto pelo
fortalecimento do ensino médio. O tema em estudo foi o ENEM: desafios e possibilidades de integração
curricular.
Inicialmente, durante a acolhida foi
exibido o vídeo: Pipoca do Valdir, tentando relacionar o vídeo ao tema de
estudo procurando perceber os desafios e possibilidades de discutir integração
curricular associado ao Enem no chão da escola.
Depois desse momento foi realizada a
atividade de estudo coletiva a partir da apresentação de slides e discussão com
os seguintes questionamentos:
1)
Como
os alunos compreendem o ENEM?
2)
Qual
o grau de importância que os professores atribuem ao ENEM?
3)
Qual
a importância do ENEM para a discussão sobre integração curricular no ensino
médio?
4)
Para
que serve o ENEM?
Além do estudo baseado
nas questões acima, foram apresentados explicações pelo orientador de estudo Neto
Camorim e pelo professor de matemática e coordenador escolar do Liceu Francisco
Antonio, sobre o TRI (Teoria de Resposta ao Item), como são elaboradas e
testadas às questões do Enem, bem como alguns gráficos sobre a participação do
Ceará e seus resultados no Enem nos últimos 03 anos.
Finalizada a
apresentação e debate sobre as perguntas, os professores foram organizados em
duplas para realizarem outra atividade coletiva de acordo com a organização da
oficina. Nesta atividade foram discutidas as seguintes questões:
1)
O
que significa área do Conhecimento?
2)
Como
as aulas podem ser estruturadas em eixos ou dimensões e não em conteúdos?
3)
Qual
a diferença do conceito de habilidades/competências e educação
integral/multidimensional?
4)
O
ENEM representa a indução pelo fim das disciplinas?
5)
Como
a escola vem apoiando os professores para promover a integração curricular?
Cada dupla recebeu uma
tarjeta com sua respectiva pergunta para refletirem sobre sua questão e depois
cada grupo apresentou o resultado de seu estudo na plenária.
Para finalizar o
estudo foram realizadas as considerações finais pelo orientador e em seguida
foi explicada a atividades individual que deverá ser feita pelos professores.
Eles farão a leitura da aula 04, caderno 06- avaliações externas: novos desafios e tensões, no Solar e depois
deverão postar algum comentário no ambiente virtual, contribuindo nas
discussões a cerca da leitura sugerida. Além disso, os professores devem
consultar os seguintes sites: www.seduc.ce.gov.br e www.sistemaespeciais.inep.gov.br/enemmediasescolares,
buscando fazer uma análise dos resultados do ENEM 2011 e 2012.
Neto Camorim- PCA das CH e Orientador de Estudo
do Pacto do Ensino Médio no Liceu de Quixeramobim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário