No dia 22 de outubro os professores
da turma do Orientador de Estudo Neto Camorim realizaram o 9º encontro do Pacto
Pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O tema estudado nesse encontro foi “Ação Curricular Integrada”.
Durante a acolhida foi realizada uma
dinâmica com a música “Sampa” de Caetano Veloso, onde a partir de alguns
trechos da letra foi estabelecido um diálogo interpretativo sobre o tema do
encontro.
Em seguida, foi realizada uma
atividade coletiva com apresentação de slides e uma discussão dialogada sobre o
tema “Ação Curricular Integrada”. Caderno 03, aula 03 e 04, baseado nos
seguintes questionamentos:
·
Currículo
do ensino médio e as dimensões de trabalho, da cultura, da ciência e da
tecnologia: integração curricular ou fragmentação e hierarquização da saber e
da ideia sobre o real e a realidade?
·
Quais
os caminhos possíveis na construção de uma perspectiva curricular integrada?
Essas questões foram discutidas no
grupo, no qual os professores colocaram suas ideias e reflexões sobre o tema.
No segundo momento do encontro foi
realizado um estudo de grupo, onde os professores seguindo o proposto no
caderno 03 aula 03 e 04 fizeram os registros por escrito de suas impressões
acerca dos cinco desafios apontados no texto para se implantar um currículo
que:
·
Seja
inclusivo e intercultural;
·
Supere
o ideário do dualismo entre formação geral e formação profissional;
·
Proporcione
um caminho formativo motivador; tanto pela integração trabalho,
cultura, ciência e
tecnologia como pela prospecção de um futuro melhor;
·
Articule
a formação cultural e o trabalho produtivo;
·
Aproxime
as ciências naturais das ciências humanas.
Em seguida os professores se
organizaram por área de conhecimento e fizeram uma discussão e apresentaram
oralmente na plenária os pressupostos apresentados no caderno 03. Como base
nesses pressupostos e diante dos desafios sinalizados, o material estudado
propõe um caminho que possa favorecer algumas articulações:
1-
Seleção
de conceitos fundamentais por área de conhecimento (sugere-se um mapa
conceitual);
2-
Identificação
de conceitos comuns (inter/intra-áreas de conhecimento) Juntar mapas
disciplinares e a partir daí fazer um grande mapa curricular);
3-
Proposta
de contextos problematizadores que mobilizem os conceitos. Articular com a vida
do cidadão com o mundo do trabalho;
4-
No
caso dos conceitos comuns, viabilizar atividades/projetos interdisciplinares a
partir destes contextos.
Diante do que foi apresentado, fica
evidente a competência dos saberes das disciplinas que cada um leciona e os
paradigmas inerentes a “uma ação curricular integrada para a formação humana
integral” como finalidade da aprendizagem no ensino médio. Dando importância
primeiramente, as condições e possibilidades interdisciplinares das referidas
disciplinas escolares e ao domínio da matriz de referência das matérias.
Após esse momento no qual foram
feitas as considerações finais das áreas de conhecimento, o orientador de
estudos explicou a proposta de atividade individual do encontro. Os professores
devem fazer a leitura da proposta curricular da sua escola e do componente
curricular em que ele atua e que está presente nessa proposta.
A
outra atividade sugerida é que se organize uma roda de conversa com os jovens
alunos da escola e com seus colegas professores; - sobre o currículo da escola;
sobre o currículo vivido por estes alunos; sobre o sentido do conhecimento
escolar, das experiências vividas mediadas por esse conhecimento e sobre a
necessidade de outros conhecimentos e abordagens.
O objetivo dessa atividade é que
possam surgir propostas, sugestões de outros encaminhamentos para o currículo,
para as disciplinas e para outros arranjos curriculares, considerando as
dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia. Os professores
ao sistematizarem essa atividade devem socializar e registrar suas conclusões no
fórum do caderno III no ambiente virtual www.solar.virtual.ufc.br
Neto Camorim- PCA da área das Ciências Humanas e
Orientador de Estudo do Pacto do Ensino Médio do Liceu de Quixerramobim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário