sexta-feira, 24 de outubro de 2014

LICEU DE QUIXERAMOBIM REALIZA ESTUDO SOBRE AÇÃO CURRICULAR INTEGRADA NO 9º ENCONTRO DO PACTO DO ENSINO MÉDIO.





No dia 22 de outubro os professores da turma do Orientador de Estudo Neto Camorim realizaram o 9º encontro do Pacto Pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O tema estudado nesse encontro foi “Ação Curricular Integrada”.
Durante a acolhida foi realizada uma dinâmica com a música “Sampa” de Caetano Veloso, onde a partir de alguns trechos da letra foi estabelecido um diálogo interpretativo sobre o tema do encontro.
Em seguida, foi realizada uma atividade coletiva com apresentação de slides e uma discussão dialogada sobre o tema “Ação Curricular Integrada”. Caderno 03, aula 03 e 04, baseado nos seguintes questionamentos:
·         Currículo do ensino médio e as dimensões de trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia: integração curricular ou fragmentação e hierarquização da saber e da ideia sobre o real e a realidade?
·         Quais os caminhos possíveis na construção de uma perspectiva curricular integrada?
Essas questões foram discutidas no grupo, no qual os professores colocaram suas ideias e reflexões sobre o tema.
No segundo momento do encontro foi realizado um estudo de grupo, onde os professores seguindo o proposto no caderno 03 aula 03 e 04 fizeram os registros por escrito de suas impressões acerca dos cinco desafios apontados no texto para se implantar um currículo que:
·                     Seja inclusivo e intercultural;
·                     Supere o ideário do dualismo entre formação geral e formação profissional;
·                     Proporcione um caminho formativo motivador; tanto pela integração trabalho,
cultura, ciência e tecnologia como pela prospecção de um futuro melhor;
·      Articule a formação cultural e o trabalho produtivo;
·      Aproxime as ciências naturais das ciências humanas.
Em seguida os professores se organizaram por área de conhecimento e fizeram uma discussão e apresentaram oralmente na plenária os pressupostos apresentados no caderno 03. Como base nesses pressupostos e diante dos desafios sinalizados, o material estudado propõe um caminho que possa favorecer algumas articulações:
1-      Seleção de conceitos fundamentais por área de conhecimento (sugere-se um mapa conceitual);
2-      Identificação de conceitos comuns (inter/intra-áreas de conhecimento) Juntar mapas disciplinares e a partir daí fazer um grande mapa curricular);
3-      Proposta de contextos problematizadores que mobilizem os conceitos. Articular com a vida do cidadão com o mundo do trabalho;
4-      No caso dos conceitos comuns, viabilizar atividades/projetos interdisciplinares a partir destes contextos.
Diante do que foi apresentado, fica evidente a competência dos saberes das disciplinas que cada um leciona e os paradigmas inerentes a “uma ação curricular integrada para a formação humana integral” como finalidade da aprendizagem no ensino médio. Dando importância primeiramente, as condições e possibilidades interdisciplinares das referidas disciplinas escolares e ao domínio da matriz de referência das matérias.
Após esse momento no qual foram feitas as considerações finais das áreas de conhecimento, o orientador de estudos explicou a proposta de atividade individual do encontro. Os professores devem fazer a leitura da proposta curricular da sua escola e do componente curricular em que ele atua e que está presente nessa proposta.
A outra atividade sugerida é que se organize uma roda de conversa com os jovens alunos da escola e com seus colegas professores; - sobre o currículo da escola; sobre o currículo vivido por estes alunos; sobre o sentido do conhecimento escolar, das experiências vividas mediadas por esse conhecimento e sobre a necessidade de outros conhecimentos e abordagens.
O objetivo dessa atividade é que possam surgir propostas, sugestões de outros encaminhamentos para o currículo, para as disciplinas e para outros arranjos curriculares, considerando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia. Os professores ao sistematizarem essa atividade devem socializar e registrar suas conclusões no fórum do caderno III no ambiente virtual www.solar.virtual.ufc.br
Neto Camorim- PCA da área das Ciências Humanas e Orientador de Estudo do Pacto do Ensino Médio do Liceu de Quixerramobim.

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